Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Portugal, Agnaldo Cuoco | - |
dc.contributor.author | Godois, Pedro Henrique Silva de | - |
dc.identifier.citation | GODOIS, Pedro Henrique Silva de. Conhecimento e justificação epistêmica: por uma justificação epistêmica virtuosa. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A intenção do presente trabalho é discutir a teoria do conhecimento e alguns de seus
desdobramentos. A proposta é apresentar criticamente definições do que é conhecimento e do
que significa conhecer na epistemologia contemporânea analítica, na qual trabalharemos neste
trabalho. Para tanto, ao apresentar os conceitos e definições da teoria do conhecimento
analítico, debateremos duas vias de justificação: trata-se da contenda entre a teoria internista e
a teoria externista. Nosso texto abordará as garantias e condições de justificação no debate
epistemológico entre as duas teorias, colocando em questão as críticas em relação ao tema.
Em meio a tal crítica, exploramos autores como Alexandre Meyer Luz, Dan O’Brien,
Jonathan Dancy e Linda Zagzebski, a fim de compreender os principais pontos do debate em
questão. Nosso objetivo é entender as principais definições do que é conhecimento e entender
em que ponto nos encontramos no debate internista versus externista, debatendo qual é a saída
adequada na busca pela justificação de uma crença. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria das virtudes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia das virtudes | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e justificação epistêmica : por uma justificação epistêmica virtuosa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T17:55:53Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T17:55:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022-10-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34009 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The intention of this work is to discuss the theory of knowledge and some of its
developments. The proposal is to critically present definitions of what knowledge is and what
it means to know in contemporary analytic epistemology, on which we will work in this text.
Thus, in presenting the concepts and definitions of analytic knowledge theory, we will discuss
two forms of justification: this is the dispute between internalism theory and externalism. Our
text will address the guarantees and conditions of justification in the epistemological debate
between the two theories, questioning the criticisms concerning the topic. In the midst of such
criticism, we explore authors such as Alexandre Meyer Luz, Dan O’Brien, Jonathan Dancy
and Linda Zagzebski, to understand the main issues of the debate in question. Our goal is to
understand the main definitions of what knowledge is and to understand where we are in the
internalism versus externalism debate, debating which is the most appropriate way out in the
quest for justification of a belief. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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