Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MaxwellTaffarellRochaSousa.pdf900,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Mal na civilização : uma investigação sobre Rousseau e a decadência humana e civilizatória
Autor(es): Sousa, Maxwell Taffarell Rocha Mendes
Orientador(es): Nolasco, Fábio Mascarenhas
Assunto: Desigualdade social
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Perfectibilidade
Liberdade
Data de apresentação: 22-Out-2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: SOUSA, Maxwell Taffarell Rocha Mendes. O Mal na civilização: uma investigação sobre Rousseau e a decadência humana e civilizatória. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho tem o objetivo de apresentar as principais ideias políticas de Rousseau, procurando pelos problemas que encontrou e as soluções que defendia para as mazelas da sociedade. O texto apresenta o percurso argumentativo realizado por Jean-Jaques Rousseau em três de suas obras: Discurso sobre as artes e as ciências, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e O contrato social. Entretanto tem como maior interesse apresentar as ideias do filósofo desenvolvidas no Discurso sobre a desigualdade, pois as ideias contidas nessa obra são fundamentais para um melhor entendimento do pensamento de Rousseau como um todo. Primeiro, o texto busca mostrar a razão de Rousseau ter acusado o progresso, as ciências e as artes, como se fossem vilãs no desenvolvimento da humanidade, apresentando os efeitos degenerativos mencionados nas obras. Posteriormente, o trabalho investiga a concepção do filósofo sobre o nascimento e a perpetuação da desigualdade entre os homens, para isso são essenciais suas ideias sobre o estado de natureza, liberdade e perfectibilidade, propriedade e divisão do trabalho. Por último, o texto se volta para O Contrato Social em busca de compreender as soluções dadas pelo filósofo aos problemas lançados em suas obras anteriores, o pacto social, a vontade geral e a alienação são os elementos mais importantes nesse momento, pois pretendem restituir o que os homens perderam no estado de degeneração: a liberdade e a igualdade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.