Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bensusan, Hilan Nissior | - |
dc.contributor.author | Rossato, Leonardo Barbosa | - |
dc.identifier.citation | ROSSATO, Leonardo Barbosa. Da vida ao sonho: percursos sobre geofilosofia(S). 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como trilha a questão levantada por Marco Antônio Valentim sobre
a resistência da floresta (Uruhi a, no termo de David Kopenawa) ao Ser. A partir do
questionamento sobre o conceito de Ser na filosofia de Martin Heidegger, abre-se
para a crítica ao pressuposto geral da filosofia ocidental que é baseado,
antropológica e filosoficamente, na diferença entre natureza e cultura. Para isso são
mobilizados os pensamentos de Hilan Bensusan, Marco Antonio Valentim, Eduardo
Viveiros de Castro e David Kopenawa. O que se põe em questão é como o conceito
de Ser está imbuído de um antropocentrismo que diferencia de antemão o humano
do não-humano e, neste sentido, um repensar o conceito de vida. O animismo e o
perspectivo ameríndio tornam-se, assim, instâncias que ao problematizar esta
distinção, se abrem para um modo outro de pensar a diferença entre o humano e o
não-humano. Esta diferença é apontada por Oswald de Andrade, como a diferença
entre uma filosofia messiânica e uma cultura antropofágica. Este “conceito
antropofágico de ser” é conectado ao pensamento de Davi Kopenawa a partir de
uma revalorização epistêmica do sonho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heidegger, Martin, 1889-1976 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ontologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropocentrismo | pt_BR |
dc.title | Da vida ao sonho : percursos sobre geofilosofia(S) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T14:37:12Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T14:37:12Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33998 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work follows the question raised by Marco Antônio Valentim about the resistance
of the forest (Uruhi a, in David Kopenawa’s term) to Being. From the questioning
about the concept of Being in Martin Heidegger's philosophy, it opens to the criticism
of the general assumption of Western philosophy that is based, anthropologically and
philosophically, on the difference between nature and culture. For this, the thoughts
of Hilan Bensusan, Marco Antonio Valentim, Eduardo Viveiros de Castro and David
Kopenawa are mobilized. What is in question is how the concept of Being is imbued
with an anthropocentrism that differentiates in advance the human from the nonhuman and, in this sense, a rethinking of the concept of life. Animism and the
Amerindian perspective thus become instances that, when problematizing this
distinction, open themselves to another way of thinking about the difference between
the human and the non-human. This difference is pointed out by Oswald de Andrade,
as the difference between a messianic philosophy and an anthropophagic culture.
This other knowledge (of others) is presented in Davi Kopenawa's thought from an
epistemic revaluation of the dream. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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