Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RamonMonteiroDeBarrosGomide.pdf226,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura metatextual como estratégia para uma filosofia diferente
Autor(es): Gomide, Ramon Monteiro de Barros
Orientador(es): Bensusan, Hilan Nissior
Assunto: Metafilosofia
Filosofia
Bricolagem
Data de apresentação: 30-Out-2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: GOMIDE, Ramon Monteiro de Barros. Leitura metatextual como estratégia para uma filosofia diferente. 2022. [19] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho pretende traçar a trajetória de graduação do autor retomando textos e preocupações compostas ao longo do curso, se valendo de uma autoficção performativa, apropriando conceitos da filosofia da diferença e se valendo de um estilo desafiador da forma acadêmica. Atravessa-se o pensamento de diversos filósofos, desde Górgias de Leontinos a Marco Antônio Valentim, articulando-os enquanto personagens conceituais numa bricolagem que intenciona manifestar o espírito de seus pensamentos à medida que identifica elementos metafilosóficos de sua produção e os associa a estratégias hermenêuticas e diagnósticos histórico-filosóficos.
Abstract: The work intends to trace the author's graduation trajectory, resuming texts and concerns composed throughout the course, using a performative self-fiction, appropriating concepts from the philosophy of difference, and making use of a style that challenges academic form. It crosses the thought of several philosophers, from Gorgias de Leontinos to Marco Antônio Valentim, articulating them as conceptual characters in a bricolage that intends to manifest the spirit of their thoughts as it identifies metaphilosophical elements of their production and associates them with hermeneutic strategies and historical-philosophical diagnoses.
Informações de Acesso e Conteúdo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.