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Título: Crenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste : uma análise de narrativas dos discentes
Autor(es): Reis, Micaela Nunes Martins dos
Orientador(es): Cañas Chávez, Fidel Armando
Assunto: Proficiência em línguas
Bilinguismo
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: REIS, Micaela Nunes Martins dos. Crenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste: uma análise de narrativas dos discentes. 2022. [28] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as crenças dos alunos do curso LEA-MSI sobre o conceito de proficiência, a partir de uma análise de narrativas, refletindo e dialogando com o arcabouço teórico e com a proposta pedagógica do próprio bacharelado. Para esta finalidade, foi aplicado um questionário com quatro perguntas abertas de maneira a compreender melhor o fenômeno da proficiência a partir da concepção e do modo de ver o mundo (BARCELOS, 2010) dos discentes. Assim, foram analisadas as respostas, divididas em quatro subseções, a fim de identificar as crenças mais frequentes. Diante disso, algumas descobertas valem ser mencionadas, como a crença de que a fluência oral ainda carrega um grande peso no termo proficiência; de que a proficiência é um conceito absoluto, ou, ainda, a noção de entender e se fazer entendido em uma língua, ligada à ideia de “falar bem” um idioma.
Abstract: The present article aims to present the beliefs of LEA-MSI students about the concept of proficiency, based on an analysis of narratives, reflecting and discussing with the theoretical reference and with the bachelor's degree itself. For this purpose, a questionnaire with four open questions was applied in order to better understand the phenomenon of proficiency, based on the students' conception and way of seeing the world (Barcelos, 2010). Thus, the answers were analyzed, divided into four subsections, in order to identify the most frequent beliefs. Therefore, some findings are worth mentioning, such as the belief that oral fluency still carries a great deal of weight in the term proficiency; that proficiency is an absolute concept, or also the notion of understanding and making oneself understood in a language, linked to the idea of “speaking a language well”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.
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