Título: | Crenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste : uma análise de narrativas dos discentes |
Autor(es): | Reis, Micaela Nunes Martins dos |
Orientador(es): | Cañas Chávez, Fidel Armando |
Assunto: | Proficiência em línguas Bilinguismo Universidade de Brasília (UnB) - estudantes |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 3-Mar-2023 |
Referência: | REIS, Micaela Nunes Martins dos. Crenças sobre o conceito de proficiência em um curso multilíngue de uma universidade pública do Centro-Oeste: uma análise de narrativas dos discentes. 2022. [28] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar as crenças dos alunos do curso
LEA-MSI sobre o conceito de proficiência, a partir de uma análise de narrativas,
refletindo e dialogando com o arcabouço teórico e com a proposta pedagógica do
próprio bacharelado. Para esta finalidade, foi aplicado um questionário com quatro
perguntas abertas de maneira a compreender melhor o fenômeno da proficiência a
partir da concepção e do modo de ver o mundo (BARCELOS, 2010) dos discentes.
Assim, foram analisadas as respostas, divididas em quatro subseções, a fim de
identificar as crenças mais frequentes. Diante disso, algumas descobertas valem ser
mencionadas, como a crença de que a fluência oral ainda carrega um grande peso
no termo proficiência; de que a proficiência é um conceito absoluto, ou, ainda, a
noção de entender e se fazer entendido em uma língua, ligada à ideia de “falar bem”
um idioma. |
Abstract: | The present article aims to present the beliefs of LEA-MSI students about the
concept of proficiency, based on an analysis of narratives, reflecting and discussing
with the theoretical reference and with the bachelor's degree itself. For this purpose,
a questionnaire with four open questions was applied in order to better understand
the phenomenon of proficiency, based on the students' conception and way of
seeing the world (Barcelos, 2010). Thus, the answers were analyzed, divided into
four subsections, in order to identify the most frequent beliefs. Therefore, some
findings are worth mentioning, such as the belief that oral fluency still carries a great
deal of weight in the term proficiency; that proficiency is an absolute concept, or also
the notion of understanding and making oneself understood in a language, linked to
the idea of “speaking a language well”. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.