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dc.contributor.advisorPicinato-Pirola, Melissa Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorCabral, Amanda de Siqueira-
dc.identifier.citationCABRAL, Amanda de Siqueira. Telessaúde em fonoaudiologia: aplicação de um programa de orientação e prevenção de alterações miofuncionais orofaciais durante a pandemia de covid-19. 2021. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar a eficácia de um programa de orientação fonoaudiológica virtual, bem como prevenir alterações miofuncionais orofaciais. Metodologia: Participaram deste estudo 55 voluntários com idade entre 18 e 50 anos, sendo 14 homens e 41 mulheres. A idade média se manteve em 28 anos. O programa de orientação proposto foi dividido em quatro etapas: 1) preenchimento de questionário semiestruturado por meio da plataforma Google Forms; 2) aplicação do questionário pré-programa de orientação; 3) realização do programa de orientação fonoaudiológica; 4) preenchimento do questionário pós-programa de orientação. Para a análise dos resultados utilizou-se o teste estatístico McNemar considerando a frequência absoluta (N), possibilitando a comparação por meio de amostra pareada. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Observou-se diferenças estatisticamente significativas em 10 das 19 questões propostas nos questionários pré e pós-programa de orientação, evidenciando a efetividade da orientação proposta e aquisição de conhecimentos por parte dos voluntários. Além disso, os participantes demonstraram satisfação em relação ao programa e aos conteúdos disseminados. Conclusão: O programa de orientação com enfoque na promoção da saúde e prevenção de alterações miofuncionais orofaciais aliado à telessaúde trouxe mudanças significativas para a realidade dos participantes, favorecendo a qualidade de vida desses indivíduos e tornando-os agentes transformadores de realidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeleatendimentopt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordPromoção da saúdept_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.titleTelessaúde em fonoaudiologia : aplicação de um programa de orientação e prevenção de alterações miofuncionais orofaciais durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.title.alternativeTelehealth in speech therapy : application of a program for orientation and prevention of orofacial myofunctional changes during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T20:31:10Z-
dc.date.available2023-03-01T20:31:10Z-
dc.date.submitted2021-10-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33978-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Purpose: Verify the effectiveness of a virtual speech-language guidance program, as well as prevent orofacial myofunctional alterations. Methods: Fifty-five volunteers aged between 18 and 50 years participated in this study, 14 men and 41 women. The average age remained at 28 years. The proposed orientation program was divided into four stages: 1) filling out a semi-structured questionnaire through the platform Google Forms; 2) application of the pre-orientation program questionnaire; 3) carrying out the speech therapy guidance program; 4) filling out the post-orientation program questionnaire. For the analysis of the results, the McNemar statistical test was used considering the absolute frequency (N), enabling comparison through a paired sample. The significance level adopted was 5%. Results: Statistically significant differences were observed in 10 of the 19 questions proposed in the pre and post-orientation program questionnaires, evidencing the effectiveness of the proposed guidance and acquisition of knowledge by volunteers. In addition, participants showed satisfaction with the program and the disseminated content. Conclusion: The orientation program focused on health promotion and prevention of orofacial myofunctional alterations combined with telehealth brought significant changes to the reality of the participants, favoring the quality of life of these individuals and making them agents of reality change.pt_BR
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