Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IanCaetanoDeFariaSerique.pdf237,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo comparativo do processo de formação de compostos nominais nas línguas francesa e dinamarquesa
Autor(es): Serique, Ian Caetano de Faria
Orientador(es): Carneiro, Marcos de Campos
Assunto: Língua dinamarquesa
Língua francesa
Linguística
Lexicologia
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 1-Mar-2023
Referência: SERIQUE, Ian Caetano de Faria. Um estudo comparativo do processo de formação de compostos nominais nas línguas francesa e dinamarquesa. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O processo de formação de palavras nas línguas naturais ao redor do mundo se dá de maneiras diferentes, dos quais se destacam a derivação e a composição, porém mesmo esses dois fenômenos se diferenciam consideravelmente de um idioma para outro. No Brasil, não há uma quantidade significativa de trabalhos acadêmicos na área de criação de léxico que leva em conta a língua dinamarquesa, por isso este trabalho se mostra relevante para propagar o conhecimento deste idioma no país. Já que o dinamarquês é uma língua de base germânica, tomou-se nesse trabalho o francês como parâmetro de comparação por ser uma língua de origem latina, bem como o português. Para tanto, neste trabalho será analisada unicamente a formação de compostos nominais das línguas francesa e dinamarquesa por meio de leitura de estudos prévios e da averiguação corpora daTenTen20 (2020) e frTenTen17 (2017).
Abstract: The process of word formation in natural languages around the world occurs in different ways, of which derivation and composition stand out, but even these two phenomena differ considerably from one language to another. In Brazil, there is not a significant amount of academic work in the area of lexicon creation that takes into account the Danish language, so this article is relevant to spread the knowledge of this language in the country. Since Danish is a Germanic-based language, French was taken as a comparison parameter in this article, because it is language of Latin origin, just as Portuguese. In this article, the formation of nominal compounds in the French and Danish languages will be analyzed through the literature of previous studies and the inquiry of the corpora daTenTen20 (2020) and frTenTen17 (2017).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.