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2022_MayerleAmaranteFeitosa.pdf6,66 MBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira Filho, Cesário Alvim-
dc.contributor.authorFeitosa, Mayerle Amarante-
dc.identifier.citationFEITOSA, Mayerle Amarante. Organização de um vocabulário gamer. 2022. 139 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA globalização é um fenômeno que vem avançando e se diversificando. Ela é responsável pela velocidade em que a tecnologia e a ciência evoluem, acarretando uma série de mudanças nos meios de comunicação e gerando novos conceitos. O progresso tecnológico também influenciou diretamente o mercado de jogos, visto que jogadores de todo o mundo começaram a interagir sem a necessidade de estarem no mesmo espaço físico, permitindo um forte contato entre as línguas e demonstrando que as línguas hegemônicas, ou seja, línguas de maior destaque internacional exercem influência sobre as outras. Um exemplo disso é o que ocorre nas comunidades gamers brasileiras, cuja maioria dos termos utilizados são importados do inglês. Assim, com base na comunicação entre jogadores dentro de plataformas de jogos virtuais, delimita-se então uma árvore de domínio em que serão coletados manualmente termos emprestados do inglês, através de entrevistas e formulários, para assim organizar um vocabulário gamer.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estrangeirismospt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - vocabulários, glossários, etc.pt_BR
dc.titleOrganização de um vocabulário gamerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T15:03:16Z-
dc.date.available2023-03-01T15:03:16Z-
dc.date.submitted2022-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33965-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Globalization is a phenomenon that has been advancing and diversifying. It is responsible for the speed at which technology and science evolve, bringing about a series of changes in the media and generating new concepts. Technological progress has also directly influenced the gaming market, once players from all over the world began to interact without the need for the same physical space, allowing strong contact between languages and demonstrating that hegemonic languages, that is, languages of greater international prominence, exert influence over others. An example of this is what happens in the Brazilian gamer communities, where most of the terms used are imported from English. Thus, based on the communication between players on the virtual gaming platforms, a domain tree is then delimited in which terms borrowed from English will be manually collected, through interviews and forms, to thus organize a gamer vocabulary.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



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