Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Cristiane Soares | - |
dc.contributor.author | Gourlat, Helena Bretas | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Batista Albino | - |
dc.identifier.citation | GOURLAT, Helena Bretas; SILVA, Gabriel Batista Albino. Requisitos não-funcionais no desenvolvimento de jogos sérios para pessoas com TDAH. 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico que apresenta sintomas como impulsividade e desatenção. Atualmente a tecnologia é uma das alternativas encontradas para o alívio de sintomas juntamente com o tratamento tradicional, e nesse contexto encontram-se os Jogos Sérios. Esta monografia tem por objetivo identificar um conjunto de requisitos não-funcionais essenciais no desenvolvimento de Jogos Sérios para crianças e adolescentes com TDAH, e que auxiliem no alívio de sintomas para este público. O trabalho realiza uma abordagem qualitativa, através de uma revisão de literatura. Das literaturas estudadas, observa-se que "Apreensibilidade", "Operabilidade"e "Usabilidade" foram os atributos de qualidade que apresentaram maior impacto nos usuários durante o tratamento. Além disso, "Efetividade"e "Eficiência" são pouco citadas, enquanto o importante atributo de qualidade "Segurança" não chega a ser mencionado. Para consolidar os resultados da revisão de literatura houve a elaboração de um NFR Framework, que visa auxiliar desenvolvedores a considerar os atributos de qualidade críticos no desenvolvimento de jogos sérios. Posteriormente, o Framework foi validado pelos pesquisadores e se mostrou apto a ser utilizado em trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.title | Requisitos não-funcionais no desenvolvimento de jogos sérios para pessoas com TDAH | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T20:39:52Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T20:39:52Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33941 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurological disorder that presents impulsivity and inattention as symptoms. Technology is one of the alternatives found for the relief of symptoms along with traditional treatment. In this context exists Serious Games. This monograph aims to identify essentials non-functional requirements in the development of Serious Games for children and adolescents with ADHD that help in the relief of symptoms. Through a qualitative approach, a literature review was developed, and it was observed that "Apprehensibility", "Operability" and "Usability" were the quality attributes that had the greatest impact on users during treatment. Furthermore, "Effectiveness" and "Efficiency" are rarely mentioned, while the important quality attribute "Safety" is not mentioned at all. To consolidate the results of the literature review, a NFR Framework was developed, which aims to help developers to meet critical quality attributes in the development of serious games. Subsequently, the Framework was validated by the researchers and proved to be able to be used in future works. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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