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dc.contributor.advisorSilva, Wander Cleber Maria Pereira da-
dc.contributor.authorCarvalho, Gustavo Barbosa-
dc.contributor.authorFerreira, João Pedro Gomes Cabral-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gustavo Barbosa; FERREIRA, João Pedro Gomes Cabral. Diário da saúde: aplicativo para o monitoramento de pacientes na saúde pública. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs doenças cardiovasculares e diabetes são uns dos principais fatores de risco de morte e incapacidade em todo o mundo, e o cenário é ainda mais agravante quando considerado o fato que a hipertensão aumenta as chances do aparecimento de diabetes, podendo causar doenças cardiovasculares. A incidência de diabetes no Brasil ocupa a quinta posição mundial e a hipertensão, no Brasil, é a doença que mais causa óbitos. Pacientes com essas condições necessitam de um alto nível de monitoramento e de cuidado constantes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma aplicação que estimule os pacientes diabéticos e hipertensos, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), a criar um hábito de autocuidado. O aplicativo construído utiliza a gamificação para o engajamento em uma rotina de monitoramento da saúde e conhecimento sobre hipertensão e diabetes. A aplicação feita possui dois módulos de funcionalidades gamificadas, um para utilização por parte dos pacientes e o outro para gerenciamento pela equipe médica. O aplicativo está disponível para celulares com o sistema operacional Android e um servidor web. Uma validação preliminar apresentou uma boa aceitação, porém é necessário implementar mais funcionalidades gamificadas para aumentar o engajamento do usuário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordHipertensão arterialpt_BR
dc.subject.keywordDiabetespt_BR
dc.titleDiário da saúde : aplicativo para o monitoramento de pacientes na saúde públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T20:36:25Z-
dc.date.available2023-02-28T20:36:25Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33939-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Cardiovascular diseases and diabetes are one of the main risk factors for death and disability worldwide, and the scenario is even more serious when considering the fact that hypertension increases the chances of developing diabetes, which can cause cardiovascular disease. The incidence of diabetes in Brazil occupies the fifth position in the world and hypertension, in Brazil, is the disease that causes the most deaths. Patients with qualities of a high level of monitoring and care. The objective of this work was to develop an application that encourages diabetic and hypertensive patients, treated at Basic Health Units (UBS), to create a habit of self-care. The application built the gamification for engagement in a health monitoring routine and knowledge about hypertension and diabetes. The application made has two modules of gamified functionality, one for use by patients and the other for management by the medical team. The application is available for mobile phones with the Android operating system and a web server. A preliminary validation showed a good acceptance, however it is necessary to implement more gamified features to increase user engagement.pt_BR
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