Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaMarinhoDeSouza_tcc.pdf5,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorEls, Rudi Henri Van-
dc.contributor.authorSouza, Letícia Marinho de-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Marinho de. Proposta de um sistema supervisório de aquisição de dados e controle para operação de bancada de testes para veículos elétricos. 2022. [86] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado graças as suas qualidades e a necessidade global de gerar cada vez menos gases contribuintes ao efeito estufa. Estes veículos possuem ótimo desempenho devido ao torque instantâneo fornecido pelo motor elétrico e exigem menos manutenções periódicas. Os cursos de engenharia da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB) buscaram estar envolvidos em tecnologias que abordassem os veículos elétricos e já desenvolveram alguns projetos para converter veículos com motor a combustão interno para tração elétrica. Recentemente, foi iniciado o projeto Tecnomobele, que consiste na conversão de uma van Peugeot originalmente com motor de combustão interna, para tração elétrica, assim como o desenvolvimento de todos os subsistemas de frenagem, arrefecimento, instrumentação e comunicação com protocolos abertos. Como contribuição do projeto Tecnomobele, o presente trabalho tem como objetivo geral propor uma interface de controle para operação na bancada de testes para veículos elétricos. Para a concretização deste estudo, fez-se uma revisão bibliográfica dos conceitos de dinâmica veicular e veículos elétricos, os quais serão fundamentais para a elaboração de algoritmos no software MATLAB. Além disso, propôs-se uma avaliação do veículo a partir da adaptação de uma plataforma de ensaios e foi implementado um sistema supervisório de controle e aquisição de dados (ScadaBR). Os ciclos de condução FTP-75, WLTC e NEDC, assim como uma rota real que se assemelha ao percurso entre dois campi da UnB foram simulados e implementados na interface desenvolvida. Além disso, pode-se a partir do ScadaBR ligar e desligar o motor, gerar gráficos de velocidade, tensão e corrente, e gerar relatórios de ensaios. Os ensaios foram realizados na van elétrica numa instalação com as rodas suspensas no laboratório e foi possível avaliar os dados experimentais e simulados. Ainda não foi possível fazer a validação dos dados experimentais, pois para fazer isso é necessária fazer o ensaio num dinamômetro de rolos para reproduzir as condições reais de funcionamento do veículo numa pista. Entretanto, os dados experimentais obtidos se mostraram coerentes com os simulados. Sugere-se para trabalhos futuros a conclusão da implementação dos todos subsistemas da van, para então haver um ensaio no dinamômetro de rolos e a validação dos dados simulados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordVeículos elétricospt_BR
dc.titleProposta de um sistema supervisório de aquisição de dados e controle para operação de bancada de testes para veículos elétricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T19:51:30Z-
dc.date.available2023-02-28T19:51:30Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33926-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Currently, electric vehicles are gaining more and more space in the market thanks to their qualities and the global need to generate less and less greenhouse gases. These vehicles have great performance due to the instantaneous torque provided by the electric motor and require less periodic maintenance. The engineering’s courses of the Faculty of Gama (FGA) of the University of Brasília (UnB) sought to be involved in technologies that address electric vehicles and they have already executed projects to convert vehicles with internal combustion motor to electric traction. Recently, the Tecnomobele project was started that converted a Van Peuget originally with an internal combustion engine to electric traction, as well as the development of all the braking, cooling, instrumentation and communication subsystems with open protocols. As a contribution of the Tecnomobele project, the present work has the general objective of proposing a control interface for operation on the test bench for electric vehicles. In order to carry out this study, a bibliographic review of the concepts of vehicle dynamics and electric vehicles was carried out, which will be fundamental for the elaboration of algorithms in the MATLAB software. In addition, an evaluation of the vehicle was proposed based on the adaptation of a test platform and a Supervisory Controle and Data Aquisition system (ScadaBR) was implemented. The driving cycles FTP-75, WLTC and NEDC, as well as a real route that resembles the trajectory between two UnB campus were simulated and implemented in the interface. In addition, it is possible to start and stop the motor, generate speed, voltage and current graphs, and generate test reports through the developed ScadaBR. The experimental setup was realized with the converted electric Van with its wheels suspended in the laboratory and with this it was possible to assess the experimental and simulated data. It was not yet possible to make a validation of the experimental data, for to do this it is necessary to test the vehicle on a chassis dynamometer in order to reproduce the real driving conditions of the vehicle on the road. However, the experimental data showed to be coherent with the simulated. For the future it is suggested to complete the implementation of all the Van subsystems and then execute a test on the chassis dynamometer and the validation of the simulated data.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.