Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Bastos, Victor Teodoro | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Victor Teodoro. Oásis: refúgio digital em realidade virtual. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Design, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Boa parte dos alunos de pós-graduação nas universidades ao redor do mundo enfrentam sintomas de depressão ou ansiedade. Associado a isso, muitos alunos relatam conviver com um alto grau de estresse, que pode levá-los a desenvolver sintomas dessas doenças, assim como reduzir a atenção dos alunos, reduzindo sua produtividade nas universidades. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver, através da modelagem 3D e da tecnologia de realidade virtual, um método paliativo para combater o estresse no ambiente acadêmico. A pesquisa foi inspirada no surgimento e desenvolvimento de técnicas de meditação, assim como suas adaptações para sociedades ocidentais. Além disso, ela permeia estudos sobre problemas complexos contemporâneos, desde a depressão e ansiedade como sintomas sociais, até a relação humana e do design com o rápido desenvolvimento de um novo universo digital. A modelagem 3D foi realizada utilizando o programa gratuito Blender. Foram realizados diversos projetos prévios ao modelo final do Oásis a fim de desenvolver as habilidades necessárias com o programa. O modelo foi projetado tendo em mente sua adaptação ao ambiente de realidade virtual, com espaço destinado à presença do visitante em seu centro, para observar o ambiente por dentro. Com suportes adaptadores de celulares à tecnologia de realidade virtual, o projeto se torna acessível à maioria dos estudantes. Com o desenvolvimento do espaço virtual concluído, o projeto está pronto para ser implementado nas universidades com a volta das aulas presenciais. A partir de pesquisas de viabilização do projeto, assim como planos para introduzi-lo ao público geral, o Oásis já pode fazer parte das vidas de muitos estudantes. A partir das experiências que virão, poderemos analisar sua eficácia como método paliativo, assim como trabalhar com formas de construção contínua do projeto em conjunto com novos alunos da universidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Depressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design crítico | pt_BR |
dc.title | Oásis : refúgio digital em realidade virtual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T19:36:40Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T19:36:40Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33921 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
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