Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictorTeodoroBastos_tcc.pdf40,26 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSiqueira, Nayara Moreno de-
dc.contributor.authorBastos, Victor Teodoro-
dc.identifier.citationBASTOS, Victor Teodoro. Oásis: refúgio digital em realidade virtual. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Design, 2021.pt_BR
dc.description.abstractBoa parte dos alunos de pós-graduação nas universidades ao redor do mundo enfrentam sintomas de depressão ou ansiedade. Associado a isso, muitos alunos relatam conviver com um alto grau de estresse, que pode levá-los a desenvolver sintomas dessas doenças, assim como reduzir a atenção dos alunos, reduzindo sua produtividade nas universidades. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver, através da modelagem 3D e da tecnologia de realidade virtual, um método paliativo para combater o estresse no ambiente acadêmico. A pesquisa foi inspirada no surgimento e desenvolvimento de técnicas de meditação, assim como suas adaptações para sociedades ocidentais. Além disso, ela permeia estudos sobre problemas complexos contemporâneos, desde a depressão e ansiedade como sintomas sociais, até a relação humana e do design com o rápido desenvolvimento de um novo universo digital. A modelagem 3D foi realizada utilizando o programa gratuito Blender. Foram realizados diversos projetos prévios ao modelo final do Oásis a fim de desenvolver as habilidades necessárias com o programa. O modelo foi projetado tendo em mente sua adaptação ao ambiente de realidade virtual, com espaço destinado à presença do visitante em seu centro, para observar o ambiente por dentro. Com suportes adaptadores de celulares à tecnologia de realidade virtual, o projeto se torna acessível à maioria dos estudantes. Com o desenvolvimento do espaço virtual concluído, o projeto está pronto para ser implementado nas universidades com a volta das aulas presenciais. A partir de pesquisas de viabilização do projeto, assim como planos para introduzi-lo ao público geral, o Oásis já pode fazer parte das vidas de muitos estudantes. A partir das experiências que virão, poderemos analisar sua eficácia como método paliativo, assim como trabalhar com formas de construção contínua do projeto em conjunto com novos alunos da universidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDepressãopt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.subject.keywordDesign críticopt_BR
dc.titleOásis : refúgio digital em realidade virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T19:36:40Z-
dc.date.available2023-02-28T19:36:40Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33921-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.