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Título: Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos
Autor(es): Silva, Janilson Castro
Orientador(es): Câmara, João Batista Drummond
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Abr-2012
Referência: SILVA, Janilson. Qualidade de vida no trabalho em uma loja de departamentos. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: A partir do final do século XX, a competitividade estimulou as organizações a tornaram-se mais flexíveis em seus processos, transmitindo novas formas de gestão de pessoas. A gestão da qualidade de vida no trabalho (GQVT), a responsabilidade organizacional e a gestão de equipes com variadas formas são temas presentes e essenciais nas organizações. A proposta deste estudo foi investigar como são os conhecimentos da qualidade de vida no trabalho e da responsabilidade organizacional em equipes. Para isso, estabeleceu-se em algumas definições. Como qualidade de vida no trabalho compreende-se a percepção e opções de bem-estar relativas a hábitos saudáveis pessoais, familiares e organizacionais em ambiente ético e sustentável. Como comprometimento organizacional entende-se o compromisso e comprometimento do empregado com a organização. Foi realizado um estudo em um estabelecimento comercial que atua com equipes de variados vínculos. Foi empregado um questionário autoadministrado alcançando-se uma amostra de 10 empregados. Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários na empresa a torna mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional.
Abstract: From the late twentieth century, competition spurred organizations sought to become more flexible in their processes, giving the new ways of managing people. The management of the quality of work life (GQVT), the organizational responsibility and management of teams with different shapes are present and key issues in organizations. The purpose of this study was to investigate how is knowledge of the quality of work life and organizational responsibility in teams. To set this up in some settings. As quality of life at work can understand the perception and wellness options relating to personal health habits, family and organizational ethical environment and sustainable development. As organizational commitment refers to the commitment and employee involvement with the organization. A study was conducted in a business that works with teams of varied links. A self-administered questionnaire was used to reach a sample of 10 employees. Many entrepreneurs are realizing that improving the quality of life of its employees in the company becomes more healthy, productive and competitive. This is the main function of QVT, it is based on two important aspects is that the welfare of the employee and organizational effectiveness.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3391
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