Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThallysonAlessandroDaCunhaGomes_tcc.pdf350,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Catábase e redenção : Ecos de Orfeu e Jesus Cristo no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”
Autor(es): Gomes, Thallyson Alesandro da Cunha
Orientador(es): Siewierski, Henryk
Assunto: Mito
Literatura brasileira
Literatura
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: GOMES, Thallyson Alesandro da Cunha. Catábase e redenção: Ecos de Orfeu e Jesus Cristo no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Levando em consideração que o mito é “uma realidade complexa cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada através de perspectivas múltiplas e complementares” (ELIADE, 2007 p.11), este trabalho tem como objetivo discutir como mitos imorredouros de Orfeu e de Jesus Cristo dialogam no conto A hora e vez de Augusto Matraga, presente na antologia Sagarana, publicado pela primeira vez em 1946; analisando como os mitos metamorfoseiam-se e são referenciados e repaginados no conto rosiano, no qual o personagem Augusto Matraga, um pusilânime, sem amor nem por sua própria mulher e filha, desce a um estado de quase morte, como Orfeu, e a partir daí adquire um novo sentido de viver inspirando-se em Jesus, e como, futuramente, a sua morte ao salvar uma família de uma decisão injusta e arbitrária, representa a morte do próprio Jesus Cristo. A morte de Augusto e de Jesus sendo eixos de salvação da morte para o(s) próximo(s). Dividi o trabalho em três capítulos, o primeiro capítulo aprofunda as histórias dos mitos de Orfeu e de Jesus Cristo, discorrendo sobre o processo de descida ao inferno, submundo, mundo dos mortos das personagens, processo que Augusto Matraga também enfrenta. No Segundo capítulo do trabalho, analisarei sobre como a religião, constituída de mitos, é elemento crucial na vida do personagem rosiano. No terceiro capítulo e último capítulo, há a máxima aproximação de Augusto Matraga com o mito irradiador de Jesus Cristo, onde os sparagmos dos personagens propiciam a salvação de um povo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.