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Título: Vozes em busca de espaço : o (re)conhecimento na literatura surda em O grito da gaivota, de Emanuelle Laborit
Autor(es): Souza, Júlia Lacerda de
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Surdos - educação
Literatura brasileira
Representatividade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: SOUZA, Júlia Lacerda de. Vozes em busca de espaço: o (re)conhecimento na literatura surda em O grito da gaivota, de Emanuelle Laborit. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa busca explorar a representatividade que se instaura a partir da literatura surda, entendendo-a como um leque de narrativas que discorrem sobre os surdos, sua língua, identidade, comunidade e cultura, destacando que ela constitui, portanto, um espaço crucial de reconhecimento, para o público surdo, e de conhecimento, tanto para ele quanto para o ouvinte. Para isso, optou-se por utilizar uma abordagem de investigação qualitativa a respeito da literatura que compõe a temática, com a análise mais específica da autobiografia O grito da gaivota, da autora surda Emmanuelle Laborit, a fim de explorar as características que marcam o sujeito surdo, sua relação com a sociedade e consigo mesmo e o espaço biográfico como possibilitador de (re)conhecimento social.
Abstract: This research aims to explore the representativity that comes up from the deaf literature, understanding it like a range of narratives that manifest about deaf people, in their language, identity, community and culture, highlighting that it constitutes, therefore, a crucial space of recognize, for deaf public, and knowledge for them and for listeners. For that, was decided to use a qualitative research approach about the literature that compose this theme, with a more specific analysis of the autobiography Ogrito da gaivotaby Emmanuelle Laborit, an deaf author, to explore features that mark deaf person, it relation with society and with itself and the biographical space as an enabler of social (re)knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
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