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Título: Análise contrastiva da variação do imperativo no espanhol e no português brasileiro das histórias em quadrinhos da Mafalda e da Turma da Mônica
Autor(es): Oliveira, Julia Bandeira de
Orientador(es): Pacheco, Cíntia da Silva
Assunto: Sociolinguística
Histórias em quadrinhos
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 4-Jul-2022
Data de publicação: 28-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Julia Bandeira de. Análise contrastiva da variação do imperativo no espanhol e no português brasileiro das histórias em quadrinhos da Mafalda e da Turma da Mônica. 2022. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho, inserido na área da Sociolinguística Variacionista, tem como objetivo entender como o imperativo se mostra nas tirinhas da Mafalda em espanhol, publicadas em 2019, no livro Toda Mafalda, e fazer uma análise contrastiva com os resultados do imperativo nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica (SCHERRE, 2003, 2004 e ANDRADE; MELO; SCHERRE, 2007). Ahipótese geral era de que o uso do imperativo, nos quadrinhos da Mafalda, seria próximo ao que foi postulado pelas gramáticas normativas do espanhol, ou seja, no imperativo afirmativo, apenas a segunda pessoa do singular e plural possuem verbos com conjugação própria (canta, cantad) e as outras pessoas, juntamente com o imperativo negativo, possuem verbos conjugados no presente do subjuntivo. Controlamos as variáveis Polaridade da estrutura (frase negativa ou afirmativa), Personagem (crianças ou adultos), Situação discursiva (diálogo, ordem, pedido, conselho, convite) e Partes do livro Toda Mafalda (“Mafalda Inédita”, “Mafalda Mucho Más que Inédita” e “Mafalda Tira a Tira”). Na polaridade da estrutura, a hipótese é de que frases negativas favoreceriam o imperativo associado ao subjuntivo. Com o auxílio do programa GoldVarb X (2005), encontramos 101 dados de imperativo, 80,2% associados ao indicativo e 19,8% associados à forma subjuntiva. A partir dos resultados encontrados, o imperativo associado ao subjuntivo é favorecido pela polaridade negativa, pela faixa etária adulta e pelas situações discursivas de diálogo e ordem. Por outro lado, os fatores que condicionam o uso do imperativo associado ao indicativo são: polaridade afirmativa, crianças, convite e conselho (esses dois últimos quase categóricos). Sobre a análise contrastiva, comparamos os resultados gerais e a variável “Polaridade da estrutura” das tirinhas da Mafalda com os resultados de Scherre (2004). No entanto, reconhecemos a necessidade de ampliar nossa coleta de dados.
Abstract: This work, inserted in the area of Variationist Sociolinguistics, aims to understand how the imperative is shown in Mafalda's strips in Spanish, published in 2019, in the book Toda Mafalda, and to make a contrastive analysis with the results of the imperative in the stories in Monica's Gang comics (SCHERRE, 2003, 2004 and ANDRADE; MELO; SCHERRE, 2007). The general hypothesis was that the use of the imperative, in Mafalda's comics, would be close to what was postulated by the normative grammars of Spanish, that is, in the affirmative imperative, onlythe second person singular and plural have verbs with their own conjugation (canta, cantad) and the other persons, along with the negative imperative, have verbs conjugated in the present subjunctive. We controlled the variables Polarity of the structure (negative or affirmative sentence), Character (children or adults), Discursive situation (dialogue, order, request, advice, invitation) and Parts of the book Toda Mafalda(“Mafalda Inédita”, “Mafalda Mucho Más que Unpublished” and “Mafalda Tira a Tira”). In the polarity of the structure, the hypothesis is that negative sentences would favor the imperative associated with the subjunctive. With the help of the GoldVarb X program (2005), we found 101 data of imperative, 80.2% associated with the indicative and19.8% associated with the subjunctive form. From the results found, the imperative associated with the subjunctive is favored by the negative polarity, by the adult age group and by the discursive situations of dialogue and order. On the other hand, the factors that condition the use of the imperative associated with the indicative are: affirmative polarity, children, invitation and advice (these last two almost categorical). Regarding the contrastive analysis, we compared the general results and the variable “Structure polarity” of Mafalda's comic strips with the results of Scherre (2004). However, we recognize the need to broaden our data collection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
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