Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mata, Anderson Luís Nunes da | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabella De Sales | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabella De Sales. Novo ensino médio e a apropriação de espaços para o ensino de Literatura: proposta de eletiva na área de linguagens e suas tecnologias. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo versar sobre discussões e posicionamentos a respeito da reforma proposta pelo Novo Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/2017,e propor uma unidade curricular eletiva de Literatura para itinerário formativo na área de Linguagens e suas Tecnologias. Inicialmente, com base em pesquisa bibliográfica, busca-se discutir os principais entraves trazidos pela proposta e implementação de educação integral, flexibilização curricular por meio dos itinerários formativos e preparação docente. Ademais, propõe-se o projeto para a eletiva com base nos processos de sequência didática elucidados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), compreendendo-se, num primeiro momento, a importância de todas as ressalvas auma reforma que favorece a permanência das desigualdades sociais, mas, também, a necessidade de adaptação às mudanças já aprovadas em Lei, apropriando-se da abertura de espaços que podem ser proporcionados para o ensino de literatura pela realização de atividades diversificadas fugindo ao modelo tradicional de aula expositiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Novo ensino médio e a apropriação de espaços para o ensino de Literatura : proposta de eletiva na área de linguagens e suas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T15:18:53Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T15:18:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33900 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims to analyzediscussions and positions regarding the reform proposed to the New High School, established by Law 13.415/2017, and to suggestan electivecurricular unit of Literature for a formative itinerary in the area of Languages and its Technologies. Initially, based on bibliographic research,this studydiscussesthe main obstacles brought concerningthe proposal and implementation ofintegral education, curricular flexibility through formativeitineraries and teacher preparation. In addition, aproject for the elective is proposed based on the didactic sequence processes elucidated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), understanding, at first, the importance of all reservations to a reform that favors the permanence of social inequalities, but also the need to adapt to the changes already approved by Law, appropriating the opening of spaces that can be provided for the literatureteachingby carrying out diversified activities that differsthe traditional model of lecture. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|