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dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindade-
dc.contributor.authorFernandes, Morgana de Melo Feijão de Nogueira-
dc.identifier.citationFERNANDES, Morgana de Melo Feijão de Nogueira. Por uma crítica literária autoetnográfica. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs problemas do ensino de literatura no Brasil são muitos e bem documentados: da infância até o curso de Letras, professores se preocupam com seus alunos que não leem, ou que “leem mal”. Este trabalho não propõe soluções, muito menos soluções radicais, apenas uma análise de algumas situações positivas em sala de aula. Se a leitura é uma atividade solitária, o caminho que percorremos até ela costuma não o ser: há a indicação e a obrigação, o que aproxima e o que afasta o leitor de uma obra. A princípio, pretendia-se entrevistar alunos do curso de Letras da Universidade de Brasília, a fim de identificar o que era capaz de envolvê-los (ou não) para a leitura. No entanto, sendo eu também uma aluna de Letras da UnB, foi escolhido o método autoetnográfico, já que o caminho para a leitura é um que também percorro. Partindo de reflexões presentes na obra O mestre ignorante, de Jacques Rancière, trabalho aqui com a autonomia do estudante de construir um saber literário. Assim, unindo-se esses pilares: ensino de literatura, experiências pessoais e método autoetnográfico, passo a proposição de nomear uma forma, já corrente, de se fazer crítica literária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCrítica literáriapt_BR
dc.subject.keywordEtnografiapt_BR
dc.titlePor uma crítica literária autoetnográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T15:18:28Z-
dc.date.available2023-02-28T15:18:28Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33898-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The problems of teaching literature in Brazil are many and well documented: from childhood to the Literature course, teachers and professors are concerned about their students who do not read, or who “read badly”. This work does not propose solutions, much less radical solutions, just an analysis of some positive situations in the classroom. If reading is a solitary activity, the path we take usually is not: there are indications and obligations, what brings the reader closer and what distances him from a work. At first, it was intended to interview students of the Literature course at the University of Brasília, to identify what could involve them (or not) in reading. However, as I am also a Literature student at UnB, the autoethnographic method was chosen, since the path to reading is one that I also follow. Starting from reflections present in the work The ignorant schoolmaster, by Jacques Rancière, I work here with the student's autonomy to build a literary knowledge. Thus, uniting these pillars: literature teaching, personal experiences and autoethnographic method, I propose to name a way, already current, of doing literary criticism.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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