Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fabricia Walace | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Paula Nardelli Pinto | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Paula Nardelli Pinto. Murphy, o eu partido: análise comparada das relações dialógicas entre a percepção da vida e do real. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da obra “Murphy”, de Samuel Beckett, tendo como objetivo
interpretar a percepção de Murphy, o protagonista, em relação às dualidades: vida e morte;
sanidade e insanidade; e realidade e imagem. Para tanto, utilizou-se da interpretação
comparativa com outras obras literárias, a fim de delimitar as peculiaridades e os pontos em
comum entre os personagens analisados. A partir dessa leitura comparada, os traços
marcantes da personalidade e da visão de mundo de Murphy foram ressaltados no sentido de
que ele seria um entusiasta da morte e da loucura, o que o levaria a fabricar uma imagem
própria, destoante da realidade, para que ambas funcionassem como ideais de redenção.
Concluiu-se que a crise de consciência do personagem foi causada majoritariamente pela
negação insustentável da realidade, em busca de uma imagem de perfeição. Também se expôs
o processo da morte de Murphy, em que há a total ausência da percepção e do perceber, tendo
o protagonista finalmente alcançado o estado ideal com que tanto sonhava | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.title | Murphy, o eu partido : análise comparada das relações dialógicas entre a percepção da vida e do real | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T15:18:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T15:18:18Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33897 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is about the novel “Murphy”, by Samuel Beckett, and its main objective is
to interpret Murphy’s perception in relation to the following dualities: life and death; sanity
and insanity; and reality and image. In order to do so, a comparative interpretation regarding
other literary works was applied, with the intention of delimiting the peculiarities and the
common points between the analyzed characters. From that compared reading, Murphy’s
marking personality traces and points of view were highlighted, in the sense that he would be
an enthusiast of death and madness, which would bring him to fabricate his own image,
discordant with reality, so that both would work as ideals of redemption. It was concluded that
the character’s conscience crisis was caused, for the most part, by the unsustainable denial of
reality, while in the search for the image of perfection. Murphy’s death process was also
mentioned, in which there was the total absence of perception and of perceiving, having the
protagonist finally achieved the ideal state which he dreamt so much about. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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