Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovannaHelenRibeiroDeMelo_tcc.pdf334,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNakagome, Patrícia Trindade-
dc.contributor.authorMelo, Geovanna Helen Ribeiro de-
dc.identifier.citationMELO, Geovanna Helen Ribeiro de. Da margem ao centro: possibilidades para o ensino de uma literatura afro-brasileira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa tornar públicas as reflexões obtidas acerca das relações que podem ser estabelecidas entre o ensino de literatura e as relações étnico-raciais. A partir do conceito de letramento literário apresentado por Rildo Cosson (2009),propomo-nos a investigar o que dificulta a aplicação da lei 11.645 nas aulas de literatura no Ensino Médio. Para a realização de tal análise, a metodologia qualitativa com ênfase em relato de experiência foi selecionada, uma vez que as observações a respeito da aplicação da lei ocorreram através da criação e preparo de uma oficina durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID no decorrer de 2020 a 2022. Objetivamos, portanto, apontar as dificuldades e as possibilidades para a implementação da lei voltada para o campo da educação literária, estabelecendo, desse modo, os elos que aproximam e distanciam o desenvolvimento desse ensino que permite a ampliação do contato dos discentes com as diferentes escritas, pensamentos e vivências tão importantes para a promoção de uma educação centrada na Diversidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordQuestão racialpt_BR
dc.titleDa margem ao centro : possibilidades para o ensino de uma literatura afro-brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T15:17:24Z-
dc.date.available2023-02-28T15:17:24Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33892-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to make public the reflections that were obtained about the relations that can be established between teaching literature, and ethnic-racial relations. From the literary literacy’s concept of Rildo Cosson (2009), we propose to investigate what makes the law 11.645 application in High School literature classes. To implement this analysis, it was selected a qualitative methodology with emphasis on experience reporting, once, that observations about law’s application happened through creation of a classroom literature workshop during the participation in thePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID from 2020 to 2022. Therefore, our goals are to point out the difficulties and possibilities to the law’s implementation aimed for literary education, set, thereby, the elos that approximate and pull away the development of this educational field that allows the expansion of students’ contact with differents writings, reflections, and important experiences related to the promotion of an education focused on Diversity.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.