Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaCarolinaArcanjoDeSousa_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas de ações afirmativas de cotas raciais na Universidade de Brasília e os seus efeitos no mercado de trabalho
Autor(es): Sousa, Ana Carolina Arcanjo de
Orientador(es): Santos, Renata Callaça Gadioli dos
Assunto: Cotas raciais
Cotas raciais - universidades
Políticas públicas
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Mercado de trabalho
Estudantes negros
Estudantes universitários
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SOUSA, Ana Carolina Arcanjo de. Políticas de ações afirmativas de cotas raciais na Universidade de Brasília e os seus efeitos no mercado de trabalho. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As políticas de ações afirmativas no Brasil são exemplos positivos dos avanços da inclusão de grupos vulnerabilizados na sociedade, assim, a adoção do sistema de cotas raciais nas universidades faz parte desse grande avanço. Por meio do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial a Universidade de Brasília foi a primeira universidade a implementar o sistema de cotas raciais. Na vanguarda, possibilitou a extensão desse debate à sociedade brasileira e a constitucionalidade da política de cotas através da Lei n° 12.711/12. Além disso, a democratização da educação no ensino superior, por meio das cotas raciais, proporciona uma qualificação profissional de qualidade, a fim de aumentar as possibilidades de ascensão no mercado de trabalho da população negra, alvo das desigualdades presentes na sociedade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar a relação entre a política de cotas raciais e o mercado de trabalho de formandos entre os anos de 2014/1 a 2019/2 da Universidade de Brasília. Para isso, esse estudo se utilizou do método misto. Na mesma linha metodológica, trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada através da pesquisa bibliográfica, documental e da aplicação do questionário. Com a análise da implementação de cotas raciais na UnB, a avaliação do acesso dos discentes egressos nos anos de 2014/1 a 2019/2 e a revisão da Lei de Cotas n° 12.711/12, observa-se a importância dessa política no ingresso dos alunos beneficiários das cotas raciais na Universidade de Brasília. De forma que reflete diretamente na formação e no acesso desses egressos ao mercado de trabalho. O presente estudo também propõe a importância da permanência da Lei de Cotas e possíveis melhorias da referida política pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.