Título: | Socialhike : rede social para gerenciamento de locais e rotas para a prática de atividades físicas |
Autor(es): | Gonçalves, Daniel Maike Mendes |
Orientador(es): | Serrano, Maurício |
Coorientador(es): | Serrano, Milene |
Assunto: | Redes sociais Atividade física Dispositivos móveis |
Data de apresentação: | 27-Set-2022 |
Data de publicação: | 27-Fev-2023 |
Referência: | GONÇALVES, Daniel Maike Mendes. Socialhike: rede social para gerenciamento de locais e rotas para a prática de atividades físicas. 2022. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Com o avanço tecnológico e o seu impacto na vida humana refletida no modo de agir, pensar e se relacionar, a tecnologia tem proporcionado cada vez mais benefícios para a sociedade. O desenvolvimento da computação móvel fornece suporte eficaz para ajudar as pessoas a gerenciar atividades na vida cotidiana, e possibilita gerar dados para análises e melhorias dessas atividades do cotidiano. Com isso, tornou-se possível o monitoramento de atividades físicas por meio de dispositivos móveis, a fim de proporcionar uma forma de visualizar dados e históricos para gerar percepções úteis à experiência do usuário. Junto a isso, as redes sociais virtuais representam um meio de comunicação com maior facilidade para armazenar e transmitir informações para fins específicos, estabelecendo plataformas em que os dados são constantemente modificados de forma participativa e colaborativa, o que torna esta tecnologia um meio eficaz de transmissão de informações para um objetivo comum. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um aplicativo baseado na estrutura de redes sociais para auxiliar no gerenciamento de informações sobre os locais ou rotas para a prática de atividades físicas, com o objetivo de monitorar, mapear e compartilhar dados. O software é de código aberto, licenciado pela GNU General Public License v3.0, com uma arquitetura cliente-servidor de três camadas. Sendo assim, compete ao projeto proposto: i) monitorar dados de atividades físicas, como tempo decorrido, distância percorrida, estimativa de calorias gastas, e velocidade média; ii) mapear os dados de locais e rotas para a prática de atividades físicas, e iii) compartilhar os dados, para que com conhecimentos a partir de experiências, auxilie os usuários. |
Abstract: | With the technological advance and its impact on human life reflected in the way of acting, thinking and relating, technology has provided more and more benefits to society. The development of mobile computing provides effective support to help people manage activities in everyday life, and makes it possible to generate data for analysis and improvement of these everyday activities. With this, it became possible to monitor physical activities through mobile devices, in order to provide a way to visualize data and history to generate useful insights into the user experience. In addition, virtual social networks represent a means of communication with greater ease to store and transmit information for specific purposes, establishing platforms where data is constantly modified in a participatory and collaborative way, which makes this technology an effective means of transmission. information for a common goal. In this context, the present project presents an application based on the structure of social networks to assist in the management of information about the places or routes for the practice of physical activities, in order to monitor, map and share data. The software is open source, licensed under the GNU General Public License v3.0, with a three-tier client-server architecture. Therefore, the proposed project is responsible for: i) monitoring physical activity data, such as elapsed time, distance covered, estimated calories expended, and average speed; ii) mapping the data of places and routes for the practice of physical activities, and iii) sharing the data, so that with knowledge from experiences, it helps users. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.