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Título: Estratégias multitela de reality shows: um estudo de caso sobre o Big Brother Brasil
Autor(es): Araujo, Náira Jamille Silva
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Consumo multitela
Reality show
Redes sociais on-line
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Big Brother Brasil (Programa de televisão)
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: ARAUJO, Náira Jamille Silva. Estratégias multitela de reality shows: um estudo de caso sobre o Big Brother Brasil. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A chegada dos smartphones e a ascensão do uso das redes sociais no dia a dia reconfigurou hábitos cotidianos, como o de assistir televisão. Celulares cada vez menores e redes cada vez mais interativas fizeram com que os telespectadores unissem o tempo em frente à TV ao uso simultâneo de redes sociais, tirando o foco de apenas uma atividade e, por fim, "multitelando". O hábito que poderia significar um declínio para o formato tradicional da televisão se tornou então uma oportunidade de convergência para diferentes mídias, além da criação de novos pontos de contato entre várias telas. Um público participativo se engaja em formatos de programas que permitem interação, e os reality shows envolvem os telespectadores com histórias de pessoas comuns, fazendo com que a popularidade do programa não se limite à transmissão televisiva, mas esteja cada vez mais nas redes sociais. A pesquisa em questão abordou as estratégias multitela do Big Brother Brasil, a fim de compreender de que forma o programa se posicionou para se relacionar com um telespectador que interage através de telas simultâneas. Por se tratar de um estudo de caso, a abordagem foi qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e análises documentais como metodologia. Em linhas gerais, é possível afirmar que o Big Brother Brasil demonstra conhecimento acerca de tendências de mercado, além do comportamento do público que dialoga a cada edição, adequando o formato e comunicação do programa a diferentes meios e dispositivos que, ao longo dos últimos anos, fizeram as últimas edições serem cases de sucesso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
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