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2022_FabianaLuizaVasconcelosPfeilstickerRibas.pdf8,66 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorKosloski, Ricardo Ajax Dias-
dc.contributor.authorRibas, Fabiana Luiza Vasconcelos Pfeilsticker-
dc.identifier.citationRIBAS, Fabiana Luiza Vasconcelos Pfeilsticker. Análise da acessibilidade para pessoas idosas em serviços e-Gov: um estudo de caso. 2022. 158 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO envelhecimento da população já é observado ao redor do mundo e ocorre devido a mudança de altas taxas para baixas taxas de fecundidade e mortalidade. No Brasil o aumento da população idosa já é notável. Durante o período da pandemia da Covid-19 diversos serviços públicos oferecidos pelo governo federal passaram pela transformação digital. No entanto, esses serviços geralmente possuem barreiras que tornam os sistemas inutilizáveis para as pessoas idosas. O objetivo deste trabalho foi analisar a acessibilidade para pessoas idosas em dois sistemas web de serviço público (e-Gov) para então identificar os níveis de conformidade da acessibilidade WCAG dos serviços. O estudo de caso foi realizado em três etapas: planejamento; condução e análise dos resultados. Na etapa de planejamento foi gerado uma lista de serviços oferecidos pelo gov.br mais relevantes para as pessoas idosas. Também foram identificados os cenários, objetivos e as barreiras relacionadas às variáveis que impactam o usuário idoso na execução das tarefas. Na etapa de Condução foi realizada a análise da acessibilidade com a ferramenta automática AChecker e a avaliação manual com o método Barrier Walkthrough, focado nas barreiras da pessoa idosa. Por fim, na etapa de Análise e Conclusão os dados foram registrados em tabelas e foi realizado uma análise comparativa entre os resultados encontrados. As classificações encontradas foram: AAA para o serviço de Pré-cadastro do Cadastro único e A para o serviço de Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição - INSS. Além disso, foram feitas sugestões de melhoria para aumentar o nível de conformidade das acessibilidades destes serviços. O estudo de caso possibilitou identificar, avaliar e sugerir melhorias para diminuir os obstáculos que dificultam e/ou impossibilitam que os usuários idosos realizem tarefas nos serviços do gov.br avaliados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade para pessoas idosas em serviços e-Gov : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T20:42:13Z-
dc.date.available2023-02-27T20:42:13Z-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33852-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRamos, Cristiane Soares-
dc.description.abstract1Population aging is already observed around the world and occurs due to the shift from high to low fertility and mortality rates. In Brazil, the increase in the elderly population is already considerable. During the period of the Covid-19 pandemic, several public services offered by the federal government have a digital transformation. However, these services often have barriers that make the systems unusable for older people. The objective of this work was to analyze the accessibility for elderly people in two public service web systems (e-Gov) to then identify the WCAG accessibility compliance levels of the services. The case study was implemented in three stages: planning; conducting and analyzing the results. In the planning stage, a list of the most relevant services offered by gov.br for the elderly was generated. Scenarios, objectives and barriers related to the variables that impact the elderly user in the execution of tasks were also identified. In the conducting stage, the accessibility analysis was executed with the automatic tool AChecker and the manual evaluation Barrier Walkthrough method, focused on the barriers of the elderly. Finally, in the analysis and conclusion stage, the data were recorded in tables and a comparative analysis was made between the results found. The classifications found were: AAA for the service of Pre-registration of the Single Registry and A for the service of Requesting Retirement by Time of Contribution - INSS. In addition, suggestions for improvement were made to increase the level of compliance of the accessibility of these services. The case study made it possible to identify, evaluate and suggest improvements to reduce obstacles that make it difficult and/or impossible for elderly users to perform tasks in the evaluated services.pt_BR
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