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dc.contributor.advisorGardenghi, John Lenon Cardoso-
dc.contributor.authorSiqueira, Eugênio Sales-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Eugênio Sales. Ferramenta para análise do Ibovespa em relação ao sentimento da mídia. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, a disponibilidade de notícias diárias publicadas tem sido crescente. Além disso, o consumo dessas notícias em tempo real pelo investidor tem se tornado cada vez mais acessível, tendo em vista as redes sociais e portais online. Esse volume de notícias, por sua vez, pode ter um impacto potencialmente significativo no movimento das cotações do mercado brasileiro, haja vista que essas notícias são rapidamente consumidas pelos investidores, que por sua vez, influenciam preços com movimentos em massa. Nesse contexto, foi um proposto um simulador para suporte em decisões de compra e venda a partir dos métodos de análise técnica MME e MACD junto ao índice de sentimento diário da mídia sobre determinadas empresas que compõem o Ibovespa. Através do processamento de linguagem natural, as notícias foram rotuladas como positivas, negativas e neutras. Dentre os resultados mais relevantes, que inclusive superaram o retorno do Ibovespa no mesmo período, foram obtidos um lucro acumulado de 11,4% e 8,00%, respectivamente nos ativos ITUB4 e BRDC4, utilizando a técnica MME tomando o índice de sentimento dessas empresas como base de cálculo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAções (Finanças)pt_BR
dc.subject.keywordBolsa de valorespt_BR
dc.titleFerramenta para análise do Ibovespa em relação ao sentimento da mídiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T20:35:50Z-
dc.date.available2023-02-27T20:35:50Z-
dc.date.submitted2022-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33848-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In recent years, the availability of daily published news has been increasing. In addition, the consumption of this news in real time by investors has become increasingly accessible, given the social networks and portals online. This volume of news, can have a potentially significant impact on the movement of prices in the Brazilian market, given that this news is quickly consumed by investors, which can influence prices with massive movements. In this context, a simulator was proposed to support buying and selling decisions based on the MME and MACD technical analysis methods along with the daily media sentiment index on certain companies that make up the Ibovespa. Through natural language processing, the news was labeled as positive, negative and neutral. Among the most relevant results, which even surpassed the Ibovespa return in the same period, an accumulated profit of 11.4% and 8.00% were obtained, respectively, in ITUB4 and BRDC4 assets, using the MME technique taking the index of sentiment of these companies as a basis for calculation.pt_BR
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