Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33842
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarinaSantiagoDalton_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metaverso: O futuro do jornalismo imersivo
Autor(es): Dalton, Marina Santiago
Orientador(es): Maranhão, Ana Carolina Kalume
Assunto: Jornalismo imersivo
Realidade virtual
Metaverso
Data de apresentação: 14-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: DALTON, Marina Santiago. Metaverso: O futuro do jornalismo imersivo. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A história do jornalismo está ligada a evoluções tecnológicas e desafios e oportunidades trazidos por novas plataformas. O jornalismo imersivo é um formato recente de produção, que utiliza meios como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, fotos e vídeos em 360° para levar ao receptor a sensação de participação em primeira pessoa. A proposta do metaverso, enquanto inovação tecnológica, é justamente aumentar o grau de imersão e, por isso, pode ser um terreno fértil para o jornalismo imersivo. Em 2021, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou sua intenção de produzir um metaverso, indicou que pretende lançá-lo em 5 ou 10 anos e trouxe o tema à tona. O objetivo deste trabalho é investigar e analisar a inserção do metaverso na história do jornalismo imersivo e identificar possíveis tendências de utilização desse recurso. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre jornalismo imersivo e uma pesquisa exploratória sobre metaverso. Na sequência, a fim de analisar a evolução da linguagem do jornalismo imersivo, foi feito um estudo de caso com o The New York Times e cinco reportagens imersivas do veículo foram utilizadas como estímulo para um grupo focal com estudantes da disciplina de Webjornalismo do 1º semestre de 2022 da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.