Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaDosSantosPereira_tcc.pdf484,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações intergovernamentais e o financiamento do SUS durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Pereira, Letícia dos Santos
Orientador(es): Fernandez, Michelle Vieira
Assunto: Covid-19
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Saúde pública
Financiamento em saúde
Federalismo fiscal
Data de apresentação: 24-Nov-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: PEREIRA, Letícia dos Santos. Relações intergovernamentais e o financiamento do SUS durante a pandemia de Covid-19. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo apresentado buscou analisar quais as variáveis em torno da atuação dos governantes na esfera estadual que contribuíram para o enfrentamento da emergência no âmbito da saúde pública decorrente do coronavírus (covid-19), por meio da análise orçamentária e dos gastos em saúde dos estados e do distrito federal, e de transferência por parte da União. Por outro lado, a maior problemática percebida foi que a descoordenação do modo geral, mais inclusive financeira, afetou diretamente os recursos dos entes para enfrentar a pandemia. Sobretudo, ressalta-se que a ampliação do investimento em saúde é um instrumento de ampla importância para a redução das desigualdades regionais, com o objetivo de garantir o acesso à uma melhor assistência de saúde ao cidadão.
Abstract: The submitted research aimed analyzing the variables related to the actions of the state governments that contributed to the confrontation of the emergency in public health due to the coronavirus (covid-19), through the budgetary analysis and the spending on health of the states and the federal district, and the transfer from the Union. On the other hand, the major issue identified was the general lack of coordination, including financial, that directly affected the resources of the entities to address the pandemic. Above all, it is emphasized a broad investment in health as an instrument of ample importance for the reduction of regional inequalities, with the objective of guaranteeing access to better healthcare to the citizen.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.