Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tokarski, Flávia Millena Biroli | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Geovanna Alves de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Geovanna Alves de. O fim do Escola Sem Partido significa o fim de sua agenda? Uma análise da repercussão do movimento nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais brasileiras. 2022. [45] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca analisar a repercussão do movimento Escola Sem Partido nas
Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil a partir da aprovação de projetos de lei voltados à agenda do movimento, bem como aspectos sociopolíticos de seus autores e coautores. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa acerca do conteúdo das proposições legislativas, além da concentração de aprovação por UF, reação judiciária às leis, identidade religiosa de autores e coautores, ocupação profissional, filiação partidária etc. Dessa forma, e a partir das políticas implementadas no governo de Jair Bolsonaro, foi possível concluir que, mesmo após sinalizar seu “fim”, o Escola Sem Partido teve sua agenda parcialmente institucionalizada: iniciando no legislativo estadual e posteriormente no executivo federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Escola Sem Partido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideologia de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsonaro, Jair Messias, 1955- política e governo | pt_BR |
dc.title | O fim do Escola Sem Partido significa o fim de sua agenda? Uma análise da repercussão do movimento nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T19:20:25Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T19:20:25Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33814 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article seeks to analyze the repercussion of the Escola Sem Partido movement
in the Legislative Assemblies and City Councils in Brazil from the approval of bills aimed at the movement's agenda, as well as the sociopolitical aspects of its authors and co-authors. Therefore, qualitative research was carried out on the content of legislative proposals, in addition to the concentration of approval by UF, judicial reaction to the laws, religious identity of authors and co-authors, professional occupation, party affiliation, etc. In this way, and from the policies implemented in the government of Jair Bolsonaro, we concluded that, even after declaring its “end”, the Escola Sem Partido had its agenda partially institutionalized: starting in the legislative instance and later in the federal executive instance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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