Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaLuizaAbouSaid_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "A Guerra dos Likes": Uma análise comparativa da estratégia narrativa nos discursos das campanhas digitais de Lula e Bolsonaro em 2022
Autor(es): Said, Ana Luiza Abou
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Redes sociais on-line
Twitter (Rede social on-line)
Campanha eleitoral
Eleições
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SAID, Ana Luiza Abou. "A Guerra dos Likes": Uma análise comparativa da estratégia narrativa nos discursos das campanhas digitais de Lula e Bolsonaro em 2022. 2022. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em 2018, a vitória de Jair Bolsonaro teve como base o discurso e a construção da personagem do presidenciável a partir do antagonismo. Desde então, a necessidade da união de ferramentas digitais a aspectos sensíveis da política, sobretudo nas estratégias de propagação de campanhas políticas, foi intensificada. É neste sentido que o presente trabalho busca contribuir para a literatura do Comportamento Político, especificamente no estudo dos elementos narrativos utilizados pelos presidenciáveis Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em seus perfis oficiais do Twitter, no período pré-eleitoral de 2022, entre os meses de junho a julho do referido ano. Por meio da extração de dados e posterior análise do conteúdo dos tweets, essa monografia objetiva avaliar quais foram as narrativas que provocaram maior engajamento entre os seguidores de cada um. As conclusões apresentadas aprimoram o debate acerca das campanhas digitais e seus efeitos na comunicação política em anos eleitorais.
Abstract: In 2018, Jair Bolsonaro's victory was based on the discourse and the construction of the character of the presidential candidate based on antagonism. Since then, the need for the union of digital tools to sensitive aspects of politics, especially in the strategies of propagation of political campaigns, has been intensified. It is in this sense that the present work seeks to contribute to the literature of Political Behavior, specifically in the study of the narrative elements used by presidential candidates Jair Bolsonaro and Luiz Inácio Lula da Silva on their official Twitter profiles, in the pre-election period of 2022, between the months of June to July of that year. Through data extraction and subsequent content analysis of the tweets, this monograph aims to evaluate which narratives provoked the most engagement among the followers of each one. The conclusions presented here enhance the debate about digital campaigns and their effects on political communication in election years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.