Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Coelho, Andressa Maiara da Conceição | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Andressa Maiara da Conceição. Natureza terapêutica e educadora: experiências multissensoriais
com crianças. 2021. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As crianças atuais estão cada vez mais conectadas e estimuladas pela era da informação e da
tecnologia, por um lado, temos uma série de benefícios, entretenimentos e facilidades gerados
para o mundo moderno, por outro, temos os males gerados pelos estímulos em demasia.
Consequentemente, as crianças saem menos, ou nem saem de casa para brincar, preferem ficar
em frente à telas de televisão, celulares e computadores, esquecendo o “mundo lá fora”,
deixando de usufruir e perceber a natureza, e todas as suas possibilidades e benefícios. O
afastamento e falta de contato com a natureza pode gerar o Transtorno de Déficit de Natureza
e pode ainda, intensificar problemas físicos como obesidade e sedentarismo; e problemas
mentais como depressão, ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção em crianças. Estamos
em um momento ambientalmente crítico, mas o que podemos esperar do futuro do planeta, se
nossas crianças não têm contato, conexão e sentimentos pela natureza? Como podemos
influenciá-las positivamente para estimular e desenvolver valores, sentimentos de amor e
cuidado desde a infância? A natureza é a resposta. O contato direto com a natureza influencia
e beneficia todas as áreas de desenvolvimento de uma criança, melhorando a saúde e
bem-estar, as habilidades cognitivas e a criatividade, o brincar criativo e o vínculo com o
mundo natural podem influenciar ainda, o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Estabelecer contato com o mundo natural só traz benefícios, portanto, o presente trabalho
apresenta uma pesquisa de campo realizada com 12 (doze) crianças do Colégio Criança Feliz
que busca investigar o conceito Natureza Terapêutica, através de vivências com a natureza
(sharing nature) utilizando o método aprendizado sequencial (flow learning) no Parque
Ecológico Lago do Cortado, estimulando o contato das crianças com a natureza. As
experiências analisadas de forma empírica através da aplicação de entrevistas, se mostraram
transformadoras, resultando em indicadores de sensibilidade e afetividade, do aprendizado
através da experiência, da conscientização e do bem-estar percebido pelas crianças. Esse
contato e conexão, transformam quando estimulados e fortalecidos, e naturalmente teremos
crianças mais sensíveis e conscientes acerca do futuro do planeta, que possam além de tudo,
usufruir dos benefícios oferecidos pela natureza, diminuindo o Transtorno de Déficit de
Natureza tão presente no mundo atual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem cognitiva - crianças | pt_BR |
dc.title | Natureza terapêutica e educadora : experiências multissensoriais com crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Therapeutic landscape and educator : multisensory experiences with children | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T13:54:06Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T13:54:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33773 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lima, Arnoldo Santos de | - |
dc.description.abstract1 | Today's children are increasingly connected and stimulated by the age of information and
technology. On one hand, we have a series of benefits, entertainment, and facilities generated
for the modern world, and on the other, we have the ills generated by too much stimulation.
Consequently, children go out less, or even don't leave home to play, preferring to stay in front
of television screens, cell phones, and computers, forgetting about the "outside world", failing
to enjoy and realize nature and all its possibilities and benefits. Remoteness and disconnection
with nature can generate the Nature Deficit Disorder and can also intensify physical problems
such as obesity and sedentary lifestyle, and mental problems like depression, anxiety,
hyperactivity, and attention deficit in children. We are in an environmentally critical moment,
but what can we expect for the future of the planet if our children don't have contact,
connection, and feelings for nature? How can we influence them positively to stimulate and
develop values, feelings of love and care from childhood? Nature is the answer. Direct contact
with nature influences and benefits all areas of a child's development, improving health and
well-being, cognitive skills and creativity, to play creative, and the bond with the natural
world can also influence the development of environmental awareness. Establishing contact
with the natural world can only bring benefits, therefore, this paper presents a field research
carried out with twelve (12) children from the Colégio Criança Feliz, which seeks to
investigate the concept of Therapeutic Landscape, through experiences with nature (sharing
nature) using the flow learning method in the Lago do Cortado Ecological Park, stimulating
children's contact with nature. The experiences, analyzed empirically through the application
of interviews, proved to be transformative, resulting in indicators of sensitivity and affectivity,
learning through experience, awareness and well-being perceived by children. This contact
and connection transforms when stimulated and strengthened, and naturally we will have
more sensitive and aware children about the future of the planet, who can, above all, enjoy the
benefits offered by nature, reducing the Nature Deficit Disorder so present in today's world. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
|