Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielePereiraDeSena_tcc.pdf715,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ética, covid-19 e vulnerabilidade da Enfermagem : análise de fotografias divulgadas pela mídia
Autor(es): Sena, Gabriele Pereira de
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Assunto: Análise de vulnerabilidade
Ética da enfermagem
Covid-19
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 26-Fev-2023
Referência: SENA, Gabriele Pereira de. Ética, covid-19 e vulnerabilidade da Enfermagem: análise de fotografias divulgadas pela mídia. 2021. 18 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar a vulnerabilidade da enfermagem por meio de fotos divulgadas pela mídia contexto da pandemia de Covid-19. Método: Estudo qualitativo, com abordagem na análise categorial temática. Foram selecionadas entre janeiro de 2020 e março de 2021, 74 fotografias que atenderam os critérios e inclusão veiculadas pelos principais portais de notícia de países como: Brasil, Estados Unidos, França, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Resultados: Foi encontrado grande número de fotografias que retratavam profissionais da enfermagem em diferentes situações de trabalho. Pôde-se identificar o estigma e a desvalorização social acerca da representação e atribuição profissional desta classe. O Brasil destaca-se como o país que possui a pior visão social e estrutural acerca dos seus profissionais da enfermagem. Discussão: Os resultados deste estudo tornam visíveis a realidade social da enfermagem, em especial, no Brasil. Os achados devem ser discutidos e aprofundados como forma de contribuir para a criação de políticas que sejam capazes de fortalecer o movimento de reconhecimento da enfermagem brasileira. Considerações finais: As fotografias representam importante ferramenta para a análise social uma vez que favorecem o desvelar de situações que podem passar despercebidas pela profissão e pela sociedade em geral. Por meio desta pesquisa foi possível tornar visível a presença de vulnerabilidade profissional a que estão expostos os enfermeiros, o que vai além de aspectos salariais e da carga horária profissional, mas estão vinculados a aspectos profundamente arraigados sobre o ser e fazer da profissão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.