Título: | Tecnologia educativa em cordel para pessoas com úlcera venosa : construção e validação de uma cartilha arretada |
Autor(es): | Vieira, Isabelly Christina Gomes |
Orientador(es): | Franzoi, Mariana André Honorato |
Assunto: | Úlcera venosa Educação em saúde Cuidados de enfermagem Cartilhas |
Data de apresentação: | 5-Dez-2019 |
Data de publicação: | 26-Fev-2023 |
Referência: | VIEIRA, Isabelly Christina Gomes. Tecnologia educativa em cordel para pessoas com úlcera venosa: construção e validação de uma cartilha arretada. 2019. 122 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Introdução: A úlcera venosa é o tipo mais prevalente entre as úlceras de membros inferiores e exige longo tratamento, além de acarretar elevado número de recidivas e danos à qualidade de vida. Dentre os profissionais de saúde envolvidos nas ações de educação voltadas à pessoa com úlcera venosa, o enfermeiro desenvolve importante papel no processo educativo e dispõe das tecnologias educativas como fortes aliada
nesse processo. O uso de tecnologias educativas impressas é uma escolha viável para informar e sensibilizar a população, e para que o profissional utilize essas ferramenta de maneira eficaz, é necessário que sejam desenvolvidas a partir das demandas e necessidades do público-alvo e validadas por especialistas e população a quem se destina, garantindo assim um cuidado centrado na pessoa, onde o cuidado é prestado
“com” a pessoa e não “para” a pessoa. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educativa voltada à pessoas com úlcera venosa. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em quatro fases: diagnóstico situacional, elaboração da cartilha, validação de face e conteúdo por juízes (profissionais de saúde, linguistas e cordelistas) e validação de face pelo público-alvo, além de revisão da literatura que consistiu em uma fase contínua do estudo. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,90 para a validação de conteúdo e face e concordância mínima de 75% para validação de face pelo público-alvo. Resultados: A primeira fase deste estudo foi essencial para o desenvolvimento da cartilha, uma vez que evidenciou os saberes e práticas das pessoas com úlcera venosa a respeito da doença vascular e do
processo de cicatrização da lesão para direcionar o planejamento e desenvolvimento da tecnologia educativa. Esta fase também evidenciou que mais da metade dos participantes possuía origem nordestina, o que inspirou a elaboração dos textos da cartilha na modalidade de cordel. A cartilha foi desenvolvida no formato de literatura de cordel e estruturada em seis domínios: Oxente, como essa ferida apariceu?; Bora aprender a se cuidar?; E posso cumê o quê?; Xô, leseira! Sebo nas canelas; Meia arrochada e hidratação: é hora da prevenção e Continue se cuidando, visse? A cartilha alcançou IVC global de 0,98 pelos juízes profissionais de saúde e de 0,99 pelos juízes linguistas e cordelistas, além de nível de concordância excelente (100%) entre o
público-alvo. Mesmo alcançando IVC acima do desejado, alguns juízes sugeriam modificações para a melhoria da cartilha, as quais foram acatadas. Dentre as sugestões, destaca-se a elaboração da cartilha em áudio MP3, que foi recitada, gravada e disponibilizada por meio de QR Code inserido no final do material. Conclusão: A
cartilha foi validada com excelência em relação à face e ao conteúdo e consiste numa potencial tecnologia educativa para promover o autocuidado de pessoas com úlcera venosa e apoiar a prática clínica do profissional de enfermagem. |
Abstract: | Introduction: Venous ulcer is the most prevalent type among lower limb ulcers and requires long treatment, besides causing a high number of relapses and damage to quality of life. Among the health professionals involved in education actions aimed at people with venous ulcers, nurses play an important role in the educational process and have educational technologies as strong allies in this process. The use of printed
educational technologies is a viable choice to inform and sensitize the population, and for professionals to use these tools effectively, they must be developed based on the demands and needs of the target audience and validated by experts and the population. Intended, thus ensuring a person-centered care, where care is provided “with” the person and not “for” the person. Objective: To construct and validate an educational
technology aimed at venous ulcer patients. Methodology: This is a methodological study developed in four stages: situational diagnosis, preparation of the booklet, face and content validation by judges (health professionals, linguists and "cordelistas", writers specialized in the style used in the booklet) and face validation by the target audience. Literature consisting of a continuous phase of the study. A minimum Content Validity Index (CVI) of 0.90 was considered for content and face validation and a minimum agreement of 75% for face validation by the target audience. Results: The first phase of this study was essential for the development of the booklet, as it evidenced the knowledge and practices of people with venous ulcers regarding vascular disease
and the healing process of the lesion to guide the planning and development of educational technology. This phase also showed that more than half of the participants had a northeastern origin, which inspired the elaboration of the texts of the primer in the form of "cordel", the literary style used to develop the booklet, which is very popular in the Brazilian northeast region. The primer was developed in "cordel" literature format and structured in six domains: Oxente, como essa ferida apariceu?; Bora aprender a se cuidar?; E posso cumê o quê?; Xô, leseira! Sebo nas canelas; Meia arrochada e hidratação: é hora da prevenção; e Continue se cuidando, visse? The booklet reached an overall CVI of 0.98 by the health professional judges and 0.99 by the linguistic and "cordelista" judges, as well as excellent agreement (100%) among the target audience. Even reaching higher than desired CVI, some judges suggested modifications to improve the primer, which were accepted. Among the suggestions, we highlight the elaboration of the MP3 audio booklet, which was recited, recorded and made available through the QR Code inserted at the end of the material. Conclusion: The booklet has been validated with excellence in face and content and is a potential educational technology to promote self-care of people with venous ulcers and support the clinical practice of nursing professionals. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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