Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoGabrielPachecoMonteiro_tcc.pdf6,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de obras de arte especiais da cidade de Brasília (lote 5) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília
Autor(es): Monteiro, João Gabriel Pacheco
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Obras de arte especiais (Engenharia)
Estruturas (Engenharia)
Concreto armado
Viadutos
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 25-Fev-2023
Referência: MONTEIRO, João Gabriel Pacheco. Avaliação de obras de arte especiais da cidade de Brasília (lote 5) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília. 2021. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As Obras de Arte Especiais (OAEs) são estruturas que necessitam de projeto específico e possuem o intuito de transpor barreiras físicas, como cursos d’águas (pontes) ou vias e vales secos (viadutos), sendo de grande importância em um país cuja matriz de transporte é composta por rodovias, majoritariamente. Nesse contexto, o concreto armado é um material muito utilizado nesse tipo de estrutura no Brasil, devido às suas propriedades mecânicas, moldagem adaptável e custo acessível. Desta forma, assim como as demais estruturas, as OAEs de concreto armado devem atender às exigências de capacidade resistiva às solicitações, durabilidade e desempenho em serviço. Com isso, as manutenções periódicas são de extrema importância para que aumente o tempo de vida útil e mantenha o desempenho da estrutura dentro de um nível seguro. A partir disso, é proposto a aplicação da metodologia GDE/UnB, que se trata de um método de avaliação do grau de deterioração estrutural. Ela propõe a realização de inspeções em busca de manifestações patológicas, seguida de avaliações e equacionamentos para que se chegue a um índice que represente, numericamente, o estado em que se encontra a estrutura. Com base nessa avaliação, se pode recomendar prazos de intervenções e até mesmo montar um cronograma de manutenções. Portanto, o presente estudo visa aplicar a metodologia GDE/UnB em um lote de Obras de Arte Especiais no Distrito Federal e analisar os resultados para verificar o grau de deterioração de cada OAE. Com a aplicação do método percebeu-se que a maioria das OAEs do lote avaliado se encontram no estado baixo de deterioração, seguidos pelo estado médio e alto. A inspeção periódica baseada nessa metodologia é importante para entender o funcionamento e propagação dos danos com o tempo, auxiliando em intervenções e manutenções nas estruturas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.