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Título: Percepções dos pacientes e da equipe de saúde sobre o manejo da insulinoterapia em pacientes pós-transplante renal
Autor(es): Bezerra, Sarah Pinho
Orientador(es): Galato, Dayani
Coorientador(es): Barros, Pollyana Barbosa Farias
Assunto: Diabetes
Rins - transplante
Medicamentos imunossupressores
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: BEZERRA, Sarah Pinho. Percepções dos pacientes e da equipe de saúde sobre o manejo da insulinoterapia em pacientes pós-transplante renal. 2021. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O diabetes mellitus é uma condição comum nos pacientes com transplante de órgãos sólidos. Objetivo: identificar as percepções dos pacientes e da equipe de saúde sobre o manejo da insulinoterapia em pacientes pós–transplante renal. Método: foi realizado um estudo exploratório com abordagem qualitativa por meio de entrevistas. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os achados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Resultados: foram entrevistados cinco pacientes e sete profissionais de saúde. Foram identificadas três categorias: 1) “Saber como o paciente é”; 2) O cenário do diabetes para o paciente transplantado; e 3) Abordagens para solução do problema. A maior parte dos pacientes piora o controle do diabetes após o transplante ou é diagnosticado neste período. Além disso, há características pessoais relacionadas à alfabetização e ao letramento em saúde que devem ser considerados, além de limitações como acuidade visual. A presença de apoio social foi apontada como fator a ser considerado. O cenário envolve a dificuldade em compreender a doença, seu monitoramento e tratamento. Além disso, a falta de um protocolo acerca do tratamento desta condição pela equipe de cuidado, pode ser um fator que pode comprometer os resultados. A solução identificada possui várias ações: criação de uma equipe assistencial multiprofissional; acesso aos medicamentos e aos insumos para monitoramento; desenvolvimento de tecnologias educativas. Cabe destacar a necessidade da individualização do processo de empoderamento dos pacientes. Conclusão: esses achados possibilitam reflexões acerca do tema. As estratégias educativas podem apresentar impacto na melhoria do tratamento dos pacientes.
Abstract: Introduction: Diabetes mellitus is a common condition in solid organ transplant patients. Objective: to identify the perceptions of patients and the care team about the management of insulin therapy in post-kidney transplant patients. Method: an exploratory study with a qualitative approach was carried out through interviews. The interviews were recorded and later transcribed. The findings were analyzed according to the content analysis technique. Results: five patients and seven health professionals were interviewed. Three categories were identified: 1) “Knowing how the patient is”; 2) The diabetes scenario for the transplant patient; and 3) Problem solving approaches. Most patients have poorer diabetes control after transplantation or are diagnosed during this period. In addition, there are personal characteristics related to health literacy and literacy that must be considered, in addition to limitations such as visual acuity. The presence of social support was identified as a factor to be considered. The scenario involves the difficulty in understanding the disease, its monitoring and treatment. In addition, the lack of a protocol on the treatment of this condition by the care team can be a factor that can compromise the results. The identified solution has several actions: creation of a multidisciplinary care team; access to medicines and supplies for monitoring; development of educational technologies. It is worth highlighting the need for individualization of the patients' empowerment process. Conclusion: these findings allow for reflections on the subject. Educational strategies can have an impact on improving patient care.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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