Título: | Relação arte e educação ambiental no ensino médio : compreensão dos conflitos socioambientais da atividade de mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu – MG |
Autor(es): | Macêdo, Evíle Cristina das Virgens |
Orientador(es): | Tamaio, Irineu |
Assunto: | Arte Educação ambiental Mineração |
Data de apresentação: | 26-Abr-2022 |
Data de publicação: | 24-Fev-2023 |
Referência: | MACÊDO, Evíle Cristina das Virgens. Relação arte e educação ambiental no ensino médio: compreensão dos conflitos socioambientais da atividade de mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu – MG. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente estudo propôs pesquisar a compreensão ambiental dos estudantes de
duas turmas do 1° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa,
situada na Cidade de Paracatu - Minas Gerais, por meio da apreciação de imagens, textos
e debates a partir de documentários sobre os impactos ambientais que a mineradora Rio
Paracatu Mineração (RPM) provoca por meio da sua ação de extrativismo predatório na
mina do Morro do Ouro. Além disso, visa entender a dimensão que os estudantes possuem
sobre os problemas socioambientais e socioculturais que os circundam promovidos pela
atividade de mineração. O estudo recorreu aos referenciais teóricos da Educação
Ambiental Crítica alinhada à prática da Arte, por meio da proposta triangular de Ana Mae
Barbosa. A pesquisadora deste estudo atua como professora de Arte na escola, e
embasou na pesquisa qualitativa com grupo focal por meio de um projeto de
Intervenção Pedagógica para relacionar os conceitos, as abordagens, as práticas da
observação e a compreensão artística e ambiental. No aspecto metodológico, a pesquisa
ocorreu através de práticas pedagógicas com sequências didáticas em sala de aula, por
meio da produção de material textual e visual pelos estudantes, com a mediação da
professora. Para investigar os assuntos abordados, foi dividido em quatro categorias de
análise: “Meio ambiente em Paracatu”, “Exploração do Morro do Ouro”, “Problemas
ambientais e a saúde da população” e “A visão dos estudantes em relação aos problemas
socioambientais”. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram um senso
de preocupação e sensibilização socioambiental, destacando de forma consciente que o
extrativismo predatório tem sido uma entrave ambiental e que proporciona conflitos e
riscos socioambientais para a população de Paracatu. Logo, é importante pontuar que
muitos estudantes estão preocupados com o cenário ambiental, social e cultural de
Paracatu, mas, para que medidas sejam tomadas, é necessário a intervenção de várias
militâncias, a começar pela população que tem sido prejudicada, de forma direta, desde o
início da exploração do Morro do Ouro. |
Abstract: | The present study proposed to research the environmental understanding of students from
two classes of 1st Year High School at Neusa Pimentel Barbosa Shool, located in Paracatu
- Minas Gerais, through the appreciation of images, texts, and debates based on
documentaries about the environmental impacts that the mining company Rio Paracatu
Mineração - (RPM) causes through its action of predatory extractivism in the Morro do
Ouro mine. It also aims to understand the dimension that the students have of the socio-
environmental and sociocultural problems that surround them promoted by the mining
activity. The study resorted to the theoretical references of Critical Environmental
Education aligned with the practice of Art, through the triangular proposal of Ana Mae
Barbosa. The researcher in this study works as an art teacher at the school, and was
based on qualitative research with a focus group through a Pedagogical Intervention
project to relate concepts, approaches, observation practices and artistic and
environmental understanding. In the methodological aspect the research occurred with
pedagogical practices with didactic sequences in the classroom, through the production
of textual and visual material by the students, with the mediation of the teacher. To
investigate the issues addressed, it was divided into four categories of analysis: the
environment in Paracatu, exploration of the Morro do Ouro, environmental problems and
the health of the population, and the students' view of socio-environmental problems. The
results showed that the students developed a sense of concern and socio-environmental
awareness, consciously pointing out that predatory extractivism has been the de facto
environmental obstacle generating conflicts and socio-environmental risks for the
population of Paracatu. One should point out that many students are concerned about the
environmental, social and cultural scenario of Paracatu, besides emphasizing that for
something to be done it is necessary the intervention of several militancies, starting with
the population that has been directly harmed since the beginning of the exploitation of
Morro do Ouro. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.