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Título: Relação arte e educação ambiental no ensino médio : compreensão dos conflitos socioambientais da atividade de mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu – MG
Autor(es): Macêdo, Evíle Cristina das Virgens
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Arte
Educação ambiental
Mineração
Data de apresentação: 26-Abr-2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: MACÊDO, Evíle Cristina das Virgens. Relação arte e educação ambiental no ensino médio: compreensão dos conflitos socioambientais da atividade de mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu – MG. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo propôs pesquisar a compreensão ambiental dos estudantes de duas turmas do 1° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa, situada na Cidade de Paracatu - Minas Gerais, por meio da apreciação de imagens, textos e debates a partir de documentários sobre os impactos ambientais que a mineradora Rio Paracatu Mineração (RPM) provoca por meio da sua ação de extrativismo predatório na mina do Morro do Ouro. Além disso, visa entender a dimensão que os estudantes possuem sobre os problemas socioambientais e socioculturais que os circundam promovidos pela atividade de mineração. O estudo recorreu aos referenciais teóricos da Educação Ambiental Crítica alinhada à prática da Arte, por meio da proposta triangular de Ana Mae Barbosa. A pesquisadora deste estudo atua como professora de Arte na escola, e embasou na pesquisa qualitativa com grupo focal por meio de um projeto de Intervenção Pedagógica para relacionar os conceitos, as abordagens, as práticas da observação e a compreensão artística e ambiental. No aspecto metodológico, a pesquisa ocorreu através de práticas pedagógicas com sequências didáticas em sala de aula, por meio da produção de material textual e visual pelos estudantes, com a mediação da professora. Para investigar os assuntos abordados, foi dividido em quatro categorias de análise: “Meio ambiente em Paracatu”, “Exploração do Morro do Ouro”, “Problemas ambientais e a saúde da população” e “A visão dos estudantes em relação aos problemas socioambientais”. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram um senso de preocupação e sensibilização socioambiental, destacando de forma consciente que o extrativismo predatório tem sido uma entrave ambiental e que proporciona conflitos e riscos socioambientais para a população de Paracatu. Logo, é importante pontuar que muitos estudantes estão preocupados com o cenário ambiental, social e cultural de Paracatu, mas, para que medidas sejam tomadas, é necessário a intervenção de várias militâncias, a começar pela população que tem sido prejudicada, de forma direta, desde o início da exploração do Morro do Ouro.
Abstract: The present study proposed to research the environmental understanding of students from two classes of 1st Year High School at Neusa Pimentel Barbosa Shool, located in Paracatu - Minas Gerais, through the appreciation of images, texts, and debates based on documentaries about the environmental impacts that the mining company Rio Paracatu Mineração - (RPM) causes through its action of predatory extractivism in the Morro do Ouro mine. It also aims to understand the dimension that the students have of the socio- environmental and sociocultural problems that surround them promoted by the mining activity. The study resorted to the theoretical references of Critical Environmental Education aligned with the practice of Art, through the triangular proposal of Ana Mae Barbosa. The researcher in this study works as an art teacher at the school, and was based on qualitative research with a focus group through a Pedagogical Intervention project to relate concepts, approaches, observation practices and artistic and environmental understanding. In the methodological aspect the research occurred with pedagogical practices with didactic sequences in the classroom, through the production of textual and visual material by the students, with the mediation of the teacher. To investigate the issues addressed, it was divided into four categories of analysis: the environment in Paracatu, exploration of the Morro do Ouro, environmental problems and the health of the population, and the students' view of socio-environmental problems. The results showed that the students developed a sense of concern and socio-environmental awareness, consciously pointing out that predatory extractivism has been the de facto environmental obstacle generating conflicts and socio-environmental risks for the population of Paracatu. One should point out that many students are concerned about the environmental, social and cultural scenario of Paracatu, besides emphasizing that for something to be done it is necessary the intervention of several militancies, starting with the population that has been directly harmed since the beginning of the exploitation of Morro do Ouro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022.
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