Resumo: | A infraestrutura rodoviária é extremamente importante para a economia brasileira.
Por se tratar do modo mais utilizado, a pavimentação entra em cena como fator crucial para
a operação das rodovias. Essas, com o passar do tempo, necessitam de intervenções, porém,
quando ocorrem, não possuem a eficácia necessária. Dentro desse cenário, surge o Sistema
de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPU), que se apoia no mapeamento e na proposição
de intervenções mais adequadas frente aos danos que o pavimento sofreu. O mapeamento
nessa presente monografia aconteceu no Município de Valparaíso de Goiás, no estado de
Goiás, contando com a implementação do SGPU, e auxílio de ferramentas, como o Sistema
de Informação Geográfica (SIG) para funções de mapeamento, e o Sistema de Apoio à
Decisão (SAD) visando demonstrar as melhores alternativas de intervenção para os
pavimentos levantados em questão.
O presente estudo faz parte do projeto aprovado pelo CNPq, que visa ter
conhecimento das condições das vias urbanas, identificados seus defeitos através do
levantamento de dados dos pavimentos em campo, com auxílio de formulários de cálculo do
Instituto do Asfalto, contendo os defeitos do SHRP, para fins de cálculo do Índice de
condição do pavimento (ICP) objetivo. Já o ICP subjetivo é levantado conforme opinião do
avaliador em campo. Realizada a consolidação dos dados, é feita então a análise estatística
deles, seguida da criação de uma base georreferenciada da região, com auxílio do software
QGis, seguido da criação de mapas temáticos, que mostram não só a condição dos
pavimentos da região, mas também as manutenções e reabilitações necessárias para cada
seguimento.
Tendo os levantamentos, os maiores defeitos foram mais relacionados com desgastes
e remendos (com frequências de 99,2% e 71,4% dos segmentos avaliados), dado o baixo
investimento em uma pavimentação de qualidade e tendo como consequência a ação de
reforço dos pavimentos. A classificação das vias ficou entre excelente (notas 90 a 100) e
regular (notas 65 a 75). O teste de hipótese compreendendo a análise estatística, trouxe a
possibilidade de verificar se a diferença nas médias era nula, e conclui-se a rejeição dela
quando realizados os cálculos estatísticos.
Foi realizada então, a geração dos mapas temáticos, contendo todo o detalhamento a
respeito do índice de condição dos pavimentos da região de contribuindo para o
planejamento necessário nas manutenções das vias do município. A criação da base
georreferenciada deu fruto aos mapas desse presente trabalho, permite também a criação de
trabalhos futuros, frente ao auxílio do software SIG ArcGis, não somente a expandindo a
área estudo, como a aplicando outros tipos de atributos que possam caracterizar a região de
Valparaíso de Goiás/GO.
Os municípios podem usufruir bastante desse da aplicação do sistema de gerência de
pavimentos com apoio de sistemas de informação geográfica, a exemplo da região de
Valparaíso de Goiás/GO, que pode melhor organizar o tratamento de sua malha viária,
gerindo melhor seu gasto público, e evitando ações como os “tapa buracos” que são bastante
comuns atualmente. Com isso, podemos concluir ser de grande importância a implementação
do sistema de gerência de pavimentos urbanos (SGPU), pois trilha grandes oportunidades de
melhoria do nosso sistema viário. |