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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorPerna, Carolina Noleto-
dc.identifier.citationPERNA, Carolina Noleto. Detecção de conflitos de tráfego usando visão computacional baseada no rastreamento de veículos. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA segurança viária é parte imprescindível de um sistema viário eficiente. Entretanto, diversos países, entre eles o Brasil, sofrem com a ocorrência de inúmeros sinistros de trânsito que geram sérias consequências sociais e econômicas. Atualmente, as iniciativas para melhoria da segurança do transito são baseadas em abordagens tradicionais reativas que apresentam limitações significativas e possuem como principal representante a utilização de dados históricos dos sinistros de tráfego. Na tentativa de suprir as lacunas deixadas pelas abordagens tradicionais, diversas medidas de segurança complementares foram desenvolvidas, entre elas, a de maior destaque é a Técnica de Análise de Conflitos. Essa técnica é baseada na detecção dos conflitos e na relação desses com os sinistros de trânsito. Embora esteja ganhando bastante espaço, sua aplicação é ainda limitada devido a divergências referentes aos seus parâmetros. Dessa forma, esse trabalho tem o intuito de analisar uma hora de vídeo de uma interseção da cidade de Taguatinga, Distrito Federal, por meio do software Data From Sky (2021), que consegue rastrear os veículos com grande eficiência. A partir dos dados obtidos pelo programa, calcula-se o indicador Time To Collision (TTC), para o caso mais geral do movimento bidimensional, para detecção dos conflitos existentes na interseção e posterior análise dos resultados no contexto da segurança viária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSegurança viáriapt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordRastreamento veicularpt_BR
dc.titleDetecção de conflitos de tráfego usando visão computacional baseada no rastreamento de veículospt_BR
dc.title.alternativeDetection of traffic conflicts using computer vision technique based on vehicle trackingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T14:03:44Z-
dc.date.available2023-02-24T14:03:44Z-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33725-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoLanzaro, Gabriel Andrade-
dc.description.abstract1Road safety is an essential part of an efficient road system. However, several countries, including Brazil, suffer from the occurrence of numerous crashes that cause serious social and economic consequences. Currently, actions to improve traffic safety are based on traditional and reactive approaches that have significant limitations, including the major shortcoming of utilizing of historical crash data. To fill the gaps left by these traditional approaches, some surrogate safety measures have been developed. The most prominent is the Traffic Conflict Technique. This technique is based on the detection of conflicts and on their relationship to crashes. Although there is a growing interest in utilizing this technique, its application is still limited due to divergences regarding various parameters. Thus, this work aims to analyze an 1-hour video from an intersection in the city of Taguatinga, Distrito Federal, using the software Data From Sky (2021), which can track vehicles with great efficiency. From the data obtained by the program, the Time To Collision (TTC) conflict indicator, generalized to the case of two-dimensional movements, is calculated for detecting the conflicts at the intersection and subsequent analysis of the results in the context of road safety.pt_BR
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