Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
dc.contributor.author | Perna, Carolina Noleto | - |
dc.identifier.citation | PERNA, Carolina Noleto. Detecção de conflitos de tráfego usando visão computacional baseada no rastreamento de veículos. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A segurança viária é parte imprescindível de um sistema viário eficiente. Entretanto, diversos
países, entre eles o Brasil, sofrem com a ocorrência de inúmeros sinistros de trânsito que geram
sérias consequências sociais e econômicas. Atualmente, as iniciativas para melhoria da
segurança do transito são baseadas em abordagens tradicionais reativas que apresentam
limitações significativas e possuem como principal representante a utilização de dados
históricos dos sinistros de tráfego.
Na tentativa de suprir as lacunas deixadas pelas abordagens tradicionais, diversas medidas de
segurança complementares foram desenvolvidas, entre elas, a de maior destaque é a Técnica
de Análise de Conflitos. Essa técnica é baseada na detecção dos conflitos e na relação desses
com os sinistros de trânsito. Embora esteja ganhando bastante espaço, sua aplicação é ainda
limitada devido a divergências referentes aos seus parâmetros.
Dessa forma, esse trabalho tem o intuito de analisar uma hora de vídeo de uma interseção da
cidade de Taguatinga, Distrito Federal, por meio do software Data From Sky (2021), que
consegue rastrear os veículos com grande eficiência. A partir dos dados obtidos pelo programa,
calcula-se o indicador Time To Collision (TTC), para o caso mais geral do movimento
bidimensional, para detecção dos conflitos existentes na interseção e posterior análise dos
resultados no contexto da segurança viária. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança viária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rastreamento veicular | pt_BR |
dc.title | Detecção de conflitos de tráfego usando visão computacional baseada no rastreamento de veículos | pt_BR |
dc.title.alternative | Detection of traffic conflicts using computer vision technique based on vehicle tracking | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T14:03:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T14:03:44Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33725 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lanzaro, Gabriel Andrade | - |
dc.description.abstract1 | Road safety is an essential part of an efficient road system. However, several countries,
including Brazil, suffer from the occurrence of numerous crashes that cause serious social and
economic consequences. Currently, actions to improve traffic safety are based on traditional
and reactive approaches that have significant limitations, including the major shortcoming of
utilizing of historical crash data.
To fill the gaps left by these traditional approaches, some surrogate safety measures have been
developed. The most prominent is the Traffic Conflict Technique. This technique is based on
the detection of conflicts and on their relationship to crashes. Although there is a growing
interest in utilizing this technique, its application is still limited due to divergences regarding
various parameters.
Thus, this work aims to analyze an 1-hour video from an intersection in the city of Taguatinga,
Distrito Federal, using the software Data From Sky (2021), which can track vehicles with great
efficiency. From the data obtained by the program, the Time To Collision (TTC) conflict
indicator, generalized to the case of two-dimensional movements, is calculated for detecting
the conflicts at the intersection and subsequent analysis of the results in the context of road
safety. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|