Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/33716
Título: | Análise da influência do ambiente construído na escolha do modo de transporte |
Autor(es): | Benjamim, Amanda Assunção |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Coorientador(es): | Gonzalez Nóbrega, Bruno |
Assunto: | Transporte público Paisagem urbana Solo - uso |
Data de apresentação: | 9-Nov-2021 |
Data de publicação: | 24-Fev-2023 |
Referência: | BENJAMIM, Amanda Assunção. Análise da influência do ambiente construído na escolha do modo de transporte. 2021. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O estudo busca contribuir com a discussão sobre a influência do ambiente construído na
escolha do modo de transporte. O ambiente construído refere-se às características físicas da
paisagem urbana e suas variáveis geralmente são classificadas em dimensões que compõem os
5 “Ds”: densidade, diversidade, design, acessibilidade ao destino e distância para o transporte
público. Utilizou-se dados georreferenciados das microrregiões das Regiões Administrativas
(RAs) de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga e dados de viagens internas da Pesquisa de
Mobilidade Urbana (PMU) de 2016 na região do Distrito Federal para gerar um modelo Logit
Multinomial com a significância de variáveis do uso do solo e sociais sobre a escolha do modo
de transporte. Como resultado, foi observado que as variáveis sociais são mais significativas e
que a influência do ambiente construído não é expressiva. |
Abstract: | The study seeks to contribute to the discussion on the influence of the built environment on the
choice of transport mode. The built environment refers to the physical characteristics of the
urban landscape and its variables are generally classified into dimensions that make up the 5
“Ds”: density, diversity, design, destination accessibility and distance to transit. Georeferenced
data from the microregions of the Administrative Regions (ARs) of Ceilândia, Samambaia and
Taguatinga and internal travel data from the 2016 Urban Mobility Survey (UMS) in the Federal
District were used to generate a Multinomial Logit model with the significance of land use
variables and social about the choice of transport mode. As a result, it was observed that social
variables are more significant and that the influence of the built environment is not expressive. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.