Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlonsoBarbosaDoNascimentoFilho_tcc.pdf6,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de obras de arte especiais da cidade de Brasília (lote 04) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília
Autor(es): Nascimento Filho, Alonso Barbosa do
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Viadutos
Estruturas (Engenharia)
Análise estrutural
Obras de arte especiais (Engenharia)
Data de apresentação: 25-Out-2021
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: NASCIMENTO FILHO, Alonso Barbosa do. Avaliação de obras de arte especiais da cidade de Brasília (lote 04) pela metodologia do grau de deterioração estrutural da Universidade de Brasília. 2021. 123 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As Obras de Arte Especiais (OAEs) são estruturas que têm a função de ligar pontos separados por obstáculos naturais ou artificiais. Essas construções estão submetidas às ações externas provenientes de cargas móveis de veículos, forças devido ao vento, ação das águas de rios que incidem nas mesoestruturas e infraestruturas, variações de temperatura, retração e fluência no caso do concreto. O acompanhamento da degradação das Obras de Arte Especiais de Brasília é ação fundamental para a preservação do patrimônio histórico revelado pela cidade. A exposição direta aos agentes ambientais e o regime dinâmico de solicitação estrutural aceleram a evolução das manifestações patológicas enfrentadas por essas estruturas. O presente trabalho é componente de um estudo direcionado à avaliação de Obras de Arte Especiais de Brasília-DF por meio da metodologia Grau de Deterioração de Estruturas desenvolvida pela Universidade de Brasília (GDE/UnB). O lote de identificação 04, contendo 30 viadutos, constituiu a amostra de avaliação presente neste estudo. A metodologia do trabalhou baseou-se na realização de inspeções visuais realizadas em campo, conforme alterações propostas à inspeção e avaliação de viadutos e pontes desenvolvidas mais recentemente por Verly (2015). As Obras de Arte Especiais (OAEs) avaliadas resultaram em um panorama com 9 estruturas de nível baixo de deterioração, 15 apresentaram nível médio, 4 exprimiram nível alto, 1 em nível sofrível e 1 em crítico. Frente aos resultados, os valores de deterioração estrutural obtidos pela metodologia GDE/UnB foram compatíveis ao estado de conservação das Obras de Arte Especiais avaliadas nas diferentes regiões do Distrito Federal. Com o objetivo de compor um sistema de gestão das OAEs do DF, a metodologia GDE/UnB proposta às avaliações mostrou-se coerente aos objetivos almejados para a implantação de uma ferramenta facilitadora a programas de manutenção de edificações notáveis ao interesse público.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.