Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CaioLivioResendePirangi_tcc.pdf331,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nomes compostos na antroponomástica : o caráter multifacetado da categorização dos compostos
Autor(es): Pirangi, Caio Lívio Resende
Orientador(es): Santos, Gilson Charles dos
Coorientador(es): Coelho, Juliana Soledade Barbosa
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - pronomes
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: PIRANGI, Caio Lívio Resende. Nomes compostos na antroponomástica: o caráter multifacetado da categorização dos compostos. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa propõe-se a colaborar com os estudos da Antroponomástica. Para tanto, oferecemos possíveis saídas para melhores escolhas terminológicas em torno dos antropônimos compostos. Inicialmente, apresentamos os termos que mais recorrem no senso comum, na ampla literatura acadêmica e na literatura científica, apontando questões e desafios. Problematizamos o emprego de “nomes duplos” como equivalentes conceituais de “nomes compostos”. Por fim, recorremos a trabalhos de Morfologia Construcional e de Morfossintaxe para embasar nossa nova proposta de categorização. A partir do conceito de relações intracomposto, de Silvia Ribeiro e Graça Rio Torto (2013), identificamos dois processos gramaticais que motivam a formação de nomes compostos: a coordenação e a subordinação. Além dos processos de justaposição e de aglutinação, propomos a consideração da coordenação e da subordinação para análise e categorização dos compostos. Portanto, a proposta de duas novas categorias enceta uma análise de maior precisão em torno dos nomes compostos. Com o intuito de atestar nossa análise, traçamos um esquema construcional que evidenciasse os processos de coordenação e de subordinação. Para tanto, apresentamos o esquema básico de um ortônimo com nomes compostos, portanto, a estrutura básica abstrata de um nome civil com o fenômeno de composição. Aplicamos o construto em nossos dados para evidenciar as relações intracomposto (logo, seus processos gramaticais), validando as novas categorias e fundamentando as categorias já consagradas (‘por justaposição’ e ‘por aglutinação’). Como conclusão, verificamos que a categorização não pode se reduzir a um critério simplista de tipificação, mas, de fato, deve levar em conta o caráter multifacetado dos nomes compostos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.