Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Cristiane Soares | - |
dc.contributor.author | Nobre, Allan Jefrey Pereira | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Allan Jefrey Pereira. Utilização de Learning Analytics e Educational Data Mining no apoio a decisões pedagógicas durante a aplicação da metodologia TBL. 2021. 96 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As constantes transformações socioeconômicas e tecnológicas na sociedade atual impulsionam o surgimento de novas abordagens no ambiente educacional, neste contexto o Team Based Learning (TBL) surge como uma metodologia ativa de ensino, que oferece aos discentes uma posição de protagonista do próprio conhecimento, aplicando os conceitos estudados à realidade além de desenvolver habilidades interpessoais importantes para o mercado de trabalho. Esta metodologia gera diversos tipos de dados educacionais durante a sua execução, contudo, foge da capacidade humana do docente dispor de tempo hábil para analisá-los de forma efetiva e aproveitar tudo que podem oferecer. Sendo assim, a utilização de ferramentas da ciência de dados educacionais, como Learning Analytics (LA) e Educational Data Mining (EDM), surge como uma oportunidade para melhorar e estimular o emprego desta nova forma de ensino, bem como gerar novas estratégias de tomadas de decisão pedagógicas para apoiar o professor durante a avaliação formativa dos estudantes a partir das métricas de aprendizado obtidos na utilização do TBL. O objetivo deste trabalho é desenvolver essa estratégia e automatizar pontos específicos dela, de modo que, foi realizado um estudo bibliográfico a respeito de LA, EDM e do TBL, que resultaram no processo metodológico a ser seguido e o projeto da solução propostos, já os resultados, por sua vez, serão apresentados na segunda parte do trabalho (TCC2) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineração de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.title | Utilização de Learning Analytics e Educational Data Mining no apoio a decisões pedagógicas durante a aplicação da metodologia TBL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T21:56:02Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T21:56:02Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33678 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The constant socioeconomic and technological changes in contemporary society boost the emergence of new approaches in the educational environment, in this context the active teaching methodology Team Based Learning (TBL) appears, which offers students a protagonist position of their own knowledge, applying the learned concepts to the reality besides developing interpersonal skills important for the labor market. This methodology generates different types of educational data during its execution, however, it is out of the teacher’s human capacity to have enough time to analyze them effectively and take advantage of everything they can offer. Therefore, the use of educational data science tools, such as Learning Analytics (LA) and Educational Data Mining (EDM), appears as an opportunity to improve and stimulate the use of this new form of teaching, as well as to generate new pedagogical decision-making strategies to support the teacher during the students’ formative assessment based on the learning metrics obtained when using the TBL. The present document aims to develop this strategy and automate its specific points, so that a bibliographic study was carried out regarding LA, EDM and TBL, which resulted in the proposed methodological process and solution project, in its turn the results will be presented in the second part of the document (TCC2). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|