Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreHeladioThomas_MariaPaulaZanchet.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo exploratório sobre a percepção dos discentes de graduação acerca do ensino remoto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Thomas, André Heládio de Carvalho
Zanchet, Maria Paula
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Ensino remoto
Evasão escolar
Pandemia
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: THOMAS, André Heládio de Carvalho; ZANCHET, Maria Paula. Um estudo exploratório sobre a percepção dos discentes de graduação acerca do ensino remoto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2022. vii, 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com o início oficial da pandemia do COVID-19 em março de 2020 o ensino remoto foi instaurado de forma emergencial. As salas de aula ultrapassaram o espaço físico das escolas e se situaram em ambientes virtuais, caracterizando uma grande ruptura na área educacional. As pesquisas na área apontam possíveis consequências para os discentes, tais como aumento da evasão, baixa no desempenho e problemas psicológicos. Os docentes buscaram repensar o fazer pedagógico para adaptar as estratégias educacionais às condições existentes, utilizando-se principalmente das tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho propõe um modelo de análise da eficácia do ensino remoto, a partir da perspectiva do discente, tomando por base indicadores propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além da proposta, o modelo foi aplicado no âmbito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, subsidiando a análise dos resultados para verificação da eficácia deste modelo de ensino no referido departamento. As principais metodologias adotadas para o desenvolvimento da pesquisa foram a pesquisa exploratória e a análise descritiva com os dados obtidos em estudo qualitativo.
Abstract: With the official onset of the COVID-19 pandemic in March 2020, remote learning was introduced on an emergency basis. Classrooms have moved beyond the physical space of schools and got into virtual environments, characterizing a major disruption in the educational field. Researches in the area point to possible consequences for students, such as increased dropout rates, lower performance, and psychological problems. Teachers have sought to rethink their pedagogical approach in order to adapt educational strategies to the existing conditions, using mainly information and communication technologies. This paper proposes a model to analyze the effectiveness of remote teaching from the students’ perspective, based on indicators proposed by the National System for Evaluation of Higher Education. In addition to the proposal, the model was applied within the Department of Computer Science of the University of Brasilia, subsidizing the analysis of the results to verify the effectiveness of this teaching model in that department. The main methodologies adopted for the development of the research were exploratory research and descriptive analysis with the data obtained in a qualitative study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.