Título: | Um estudo exploratório sobre a percepção dos discentes de graduação acerca do ensino remoto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Thomas, André Heládio de Carvalho Zanchet, Maria Paula |
Orientador(es): | Brandão, Maria de Fátima Ramos |
Assunto: | Ensino remoto Evasão escolar Pandemia |
Data de apresentação: | 13-Mai-2022 |
Data de publicação: | 17-Fev-2023 |
Referência: | THOMAS, André Heládio de Carvalho; ZANCHET, Maria Paula. Um estudo exploratório sobre a percepção dos discentes de graduação acerca do ensino remoto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2022. vii, 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Com o início oficial da pandemia do COVID-19 em março de 2020 o ensino remoto foi instaurado de forma emergencial. As salas de aula ultrapassaram o espaço físico das escolas e se situaram em ambientes virtuais, caracterizando uma grande ruptura na área educacional. As pesquisas na área apontam possíveis consequências para os discentes, tais como aumento da evasão, baixa no desempenho e problemas psicológicos. Os docentes buscaram repensar o fazer pedagógico para adaptar as estratégias educacionais
às condições existentes, utilizando-se principalmente das tecnologias da informação e comunicação. Este trabalho propõe um modelo de análise da eficácia do ensino remoto, a partir da perspectiva do discente, tomando por base indicadores propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além da proposta, o modelo foi aplicado no âmbito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, subsidiando a análise dos resultados para verificação da eficácia deste modelo de ensino no
referido departamento. As principais metodologias adotadas para o desenvolvimento da pesquisa foram a pesquisa exploratória e a análise descritiva com os dados obtidos em estudo qualitativo. |
Abstract: | With the official onset of the COVID-19 pandemic in March 2020, remote learning was introduced on an emergency basis. Classrooms have moved beyond the physical space of schools and got into virtual environments, characterizing a major disruption in the educational field. Researches in the area point to possible consequences for students, such as increased dropout rates, lower performance, and psychological problems. Teachers have sought to rethink their pedagogical approach in order to adapt educational strategies
to the existing conditions, using mainly information and communication technologies. This paper proposes a model to analyze the effectiveness of remote teaching from the students’ perspective, based on indicators proposed by the National System for Evaluation of Higher Education. In addition to the proposal, the model was applied within the Department of Computer Science of the University of Brasilia, subsidizing the analysis of
the results to verify the effectiveness of this teaching model in that department. The main methodologies adopted for the development of the research were exploratory research and descriptive analysis with the data obtained in a qualitative study. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Computação
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