Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castanho, Carla Denise | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Luíza Amanajás | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Luíza Amanajás. Um conjunto de jogos digitais para o curso online de Língua Portuguesa para estrangeiros do centro cultural Brasil - Finlândia. 2021. xi, 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é parte de um projeto entre a UnB, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o Centro Cultural Brasil Finlândia (CCBF) da Embaixada Brasileira em Helsinque para o desenvolvimento de jogos digitais como material de apoio pedagógico para o ensino de português como segunda língua. O CCFB oferece cursos Online e Presencial de Língua Portuguesa para Estrangeiros, sendo que o curso Online é atualmente oferecido através de uma plataforma que apresenta algumas limitações para a inserção de jogos digitais como parte do conteúdo pedagógico. Assim, foi proposto e desenvolvido um conjunto inicial de 10 jogos que abrangem diversos conteúdos do curso, bem como idealizada uma ferramenta onde os professores do CCBF poderão criar e editar seus próprios jogos sem a necessidade de conhecimento de programação. Nesse contexto, esta monografia tem como objetivo apresentar a estrutura do sistema de armazenamento de dados criado para os dez primeiros jogos do Curso Online de Português para Estrangeiros do CCBF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Banco de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Um conjunto de jogos digitais para o curso online de Língua Portuguesa para estrangeiros do centro cultural Brasil - Finlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T19:17:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T19:17:18Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33665 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is part of a project between UnB, the Ministry of Foreign Affairs (Itamaraty) and the Brazil Finland Cultural Center (CCBF) of the Brazilian Embassy in Helsinki for the development of digital games as pedagogical support material for the teaching of Portuguese as second language. The CCFB offers Online and On-site Portuguese Language courses for foreigners, and the Online course is currently offered through a platform that has some limitations for the inclusion of digital games as part of the pedagogical content. Thus, an initial set of 10 games was proposed and developed, covering different course contents, as well as a tool where CCBF teachers could create and edit their own games without the need for programming knowledge. In this context, this monograph aims to present the structure of the data storage system created for the first ten games of the CCBF Online Portuguese Course for Foreigners. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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