Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardoSousaDaSilva.pdf3,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dambuster : uma ferramenta para avaliação de soluções de mitigação de ataques de flooding
Autor(es): Silva, Eduardo Sousa da
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Taxonomia
Usabilidade
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: SILVA, Eduardo Sousa da. Dambuster: uma ferramenta para avaliação de soluções de mitigação de ataques de flooding. 2022. xii, 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ataques de negação de serviço estão cada vez mais frequentes e poderosos. Tornando, então, sistemas de proteção e mitigação uma necessidade. Para estudar a perspectiva do atacante, este trabalho desenvolveu o Dambuster, uma ferramenta de injeção de pacotes que pode ser utilizada na avaliação de sistemas de proteção a ataques de flooding. A ferramenta pode ser executada em ambientes na nuvem e utiliza uma arquitetura modular, bem estruturada e bem documentada. O desempenho da aplicação foi mensurado comparando os resultados dos vários ataques implementados, da execução em diferentes configurações de hardware e em relação a uma ferramenta já existente, o T50. Os resultados demonstraram que o Dambuster é uma ferramenta de geração de tráfego de pacotes consistente, escalável e eficaz. Suas taxas de envio e produção de pacotes foram superiores e com maior consistência que os valores da ferramenta de referência, produzindo, em média, 32% mais pacotes durante o ataque. Trabalhos futuros podem expandir o Dambuster, melhorando sua performance e implementando novos ataques e opções de configuração e customização.
Abstract: Denial-of-service (DoS) attacks have been more frequent and impactful than ever before. Thus making mitigation and protection systems a must. In order to research the attacker perspective, this work developed Dambuster, a packet injection tool that can be used to evaluate DoS flooding attacks protection systems. This tool is cloud-ready and implements a well structured, well documented modular architecture. The performance of the application is analyzed by comparing the results of the available attacks, the execution on different hardware settings, and against a commonly used tool (T50). The results show that Dambuster is a viable, scalable and efficient tool for packet injection and traffic generation. Its packet production and sending rates are shown to be higher and more consistent than T50’s. On average, Dambuster’s production outperformed T50’s by sending 32% more packets during the attacks. Future work can improve Dambuster by increasing its performance and implementing new attacks and customization options.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.