Título: | Reforma a vapor de etanol para produção de hidrogênio catalisada por níquel e cobre suportados em MCF : dimensionamento de reatores automotivos |
Autor(es): | Moura, Sarah Moreira |
Orientador(es): | Martins, Gesley Alex Veloso |
Coorientador(es): | Linares León, José Joaquín |
Assunto: | Hidrogênio Etanol Células de combustível Veículos a hidrogênio |
Data de apresentação: | 28-Abr-2022 |
Data de publicação: | 17-Fev-2023 |
Referência: | MOURA, Sarah Moreira. Reforma a vapor de etanol para produção de hidrogênio catalisada por níquel e cobre suportados em MCF: dimensionamento de reatores automotivos. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A demanda energética em todo mundo tem aumentado a cada ano, e com
isso, preocupações acerca das fontes energéticas usadas. Atualmente, os
combustíveis fósseis ainda são os maiores responsáveis pela geração de energia e
diante da crescente demanda e finitude desse recurso, têm-se buscado alternativas
para geração de energia de modo eficiente e de baixo impacto ambiental. Maior
parte dos automóveis ainda são movidos a combustíveis fósseis e esse tipo de
combustível libera gases poluentes na atmosfera, sendo essa uma das causas da
grande poluição nos centros urbanos. Uma alternativa encontrada aos combustíveis
fósseis para uso em automóveis foram as células a combustível, que são
dispositivos capazes de converter energia química em energia elétrica por meio de
reações eletroquímicas, usando-se como combustível para essa conversão o
hidrogênio. Entretanto, o transporte, manuseio, estocagem e tancagem do
hidrogênio demandam cuidados relevantes e caros, pois trata-se de um gás
altamente reativo, havendo risco de explosões. Uma solução a essa problemática é
realizar a reforma de etanol para produzir o hidrogênio no próprio automóvel, de
modo que o hidrogênio vá sendo produzido e usado, diminuindo assim, o risco de
explosões e acidentes. Neste cenário, o presente trabalho teve como objetivo o
estudo reforma a vapor de etanol utilizando catalisadores de Cobre e Níquel
monometálicos e bimetálicos suportados em MCF com teores que variaram entre
2,5% e 5,0%. Por meio dos testes catalíticos foi possível identificar o catalisador que
proporciona maior conversão do etanol e que possui maior rendimento a hidrogênio,
tendo em vista que este é o produto de maior interesse a ser formado para uso na
célula a combustível. Os testes realizados apontaram o catalisador com teor de
5,0% de cobre impregnado em MCF como melhor, pois este apresentou taxa de
conversão de 96,5% e rendimento de hidrogênio igual a 41,89%, resultados bastante
superiores ao encontrado para os outros catalisadores testados. Com base nos
resultados obtidos, foi possível fazer o dimensionamento de um reator automotivo
para realização da reforma a vapor com o uso deste catalisador. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Química Tecnológica
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