Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Renato Cabral Rezende | - |
dc.contributor.author | Moreira, Geovan dos Santos | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Geovan dos Santos. Desafios que os jovens kalunga da comunidade Engenho II enfrentam para cursar o ensino superior. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O acesso a entrada e a permanência foi uma articulação dos movimentos sociais
e negros no ano de 2003 a Universidade Brasília iniciando uma quebra de
paradigma com 15 indígenas entrando na Universidade publica federal. Este
trabalho fala sobre os desafios enfrentados pelos jovens da comunidade kalunga
Engenho Il, localizada no município de Cavalcante Goiás, para cursar o ensino
superior. Para sua identificação foi utilizada uma metodologia qualitativa fazendo
entrevista, a partir de oito perguntas. Pode se observar que o grande desafio e
permanecer e concluir o ensino superior. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.title | Desafios que os jovens kalunga da comunidade Engenho II enfrentam para cursar o ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T13:19:22Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T13:19:22Z | - |
dc.date.submitted | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33628 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Access to entry and permanence was an articulation of the social and black
movements in 2003. The University Brasilia initiates a paradigm break of 15
indigenous people entering the Federal Public University. This paper discusses the
challenges faced by young people from the Kalunga Engenho II community to attend
higher education located in the municipality of Cavalcante Goiás. For their
identification, a qualitative methodology was used, interviewing from eight questions.
It can be observed that the great challenge is to remain and complete higher
education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
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