Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rocha, Eliene Novaes | - |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Sérgio Apôsto Dias de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo Sérgio Apôsto Dias de. Educação do campo: desafio da formação de professores por área de conhecimento. 2018. 73 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender a concepção da formação de
professores por área de conhecimento, bem como sua importância e os desafios
encontrados como um ponto marcante, por ela ser uma nova metodologia do curso
de Licenciatura em Educação do Campo, em que busca destacar a
interdisciplinaridade na Formação em área de conhecimento no contexto da prática
educativa e emancipadora. O que permitiu uma reflexão acerca de uma nova
estratégia visando um método integrado auxiliando no desenvolvimento do
conhecimento e na forma de pensar um novo modelo escolar que passa pelo diálogo
entre as disciplinas e a relação com a realidade no âmbito da formação inicial de
educadores do campo. Para isso, situamos proposta de área de conhecimento no
âmbito de dois contextos que se inter-relacionam da educação básica à educação
superior. Buscamos situar os desafios existentes na prática dos professores
formados por área e como também as premissas de tais conceitos que estão inter-
relacionados com a Educação do Campo. Para tais efeitos foram feitos cinco
entrevistas com professores formados na LEdoC que atuam na escola do Vale da
Esperança com a intencionalidade de avaliar suas práticas bem como analisar quais
atividades realizadas por eles sustentam a proposta de formação por área. O que
acabamos por evidenciar que a formação por área de conhecimento é uma
estratégia que visa contribuir com a transformação da forma escolar. Para o
embasamento teórico, recorreremos as contribuições de alguns autores da
Educação do Campo: Roseli Caldart, Mônica C. Molina, Laís Mourão Sá, Miguel G.
Arroyo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : desafio da formação de professores por área de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T12:27:19Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T12:27:19Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33623 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente trabajo tiene por objetivo comprender la concepción de la formación de
profesores por área de conocimiento, así como su importancia y los desafíos
encontrados como un punto destacado, por ser una nueva metodología del curso de
Licenciatura en Educación del Campo, en la que busca destacar la
interdisciplinariedad en la Formación en el área de conocimiento en el contexto de la
práctica educativa y emancipadora. Lo que permitió una reflexión acerca de una
nueva estrategia visando un método integrado ayudando en el desarrollo del
conocimiento y en la forma de pensar un nuevo modelo escolar que pasa por el
diálogo entre las disciplinas y la relación con la realidad en el ámbito de la formación
inicial de educadores del campo. Para ello, situamos una propuesta de área de
conocimiento en el marco de dos contextos que se interrelacionan de la educación
básica a la educación superior. Buscamos situar los desafíos existentes en la
práctica de los profesores formados por área y como también las premisas de tales
conceptos que están interrelacionados con la Educación del Campo. Para tales
efectos se realizaron cinco entrevistas con profesores formados en la LEdoC que
actúan en la escuela del Valle de la Esperanza con la intencionalidad de evaluar sus
prácticas así como analizar qué actividades realizadas por ellos sostienen la
propuesta de formación por área. Lo que acabamos por evidenciar que la formación
por área de conocimiento es una estrategia que pretende contribuir con la
transformación de la forma escolar. Para el embasamiento teórico, recurriremos las
contribuciones de algunos autores de la Educación del Campo: Roseli Caldart,
Mónica C. Molina, Laís Mourão Sá, Miguel G. Arroyo. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática
|