Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Els, Rudi Henri Van | - |
dc.contributor.author | Lopes, Luyza Lorenna Lacerda | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Luyza Lorenna Lacerda. Estudo da conversão do trem de potência a combustão para elétrico de uma van. 2021. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o aumento da preocupação em diminuir emissões de gases de efeito estufa sem prejudicar o desenvolvimento econômico mundial seguido do esgotamento de reservas de combustíveis fósseis, o setor de transporte está contornando esses problemas desenvolvendo veículos elétricos. No entanto, o seu alto valor de mercado atual inviabiliza a sua aquisição. Dessa forma, converter um veículo a combustão em tração elétrica é uma alternativa viável economicamente e ambientalmente sustentável. Esse trabalho tem como objetivo contribuir com o projeto da conversão de uma VAN para tração elétrica ao projetar uma adaptação de uma bancada de ensaios existente para testes de controle do motor elétrico, além de analisar a demanda de potência e energia para esse veículo. Assim, foi realizado uma revisão bibliográfica das experiências nas universidades brasileiras em conversão de veículos, estudo de motores elétricos e seus controladores, levantamento de dados técnicos do veículo que será convertido, além de simulações no Matlab e no Simulink para determinar potência, torque, rotação no motor, frenagem regenerativa e consumo de energia para três perfis de velocidade diferentes. Também foram caracterizados os componentes da plataforma de ensaios existente, dimensionado diferentes tipos de retificadores, filtro LC e circuito de pré-carga. Simulações no PSIM foram feitas para validar os componentes dimensionados, além de analisar o comportamento da tensão e da corrente ao longo da bateria virtual. Como resultado tem-se que a demanda de potência exigida durante os trajetos propostos é atendida pela potência fornecida ao motor de indução trifásico de 30 kW. O torque e a rotação nominal do motor simulados não apresentaram o mesmo comportamento da curva característica do motor adquirido para o projeto devido a simplificação das equações usadas, e o consumo de energia simulado atingiu valores próximos ao consumo de uma VAN elétrica. O retificador monofásico foi escolhido para a adaptação da bancada, e um diagrama elétrico de potência e de comando foram desenvolvidos para que no futuro ensaios com o conjunto motor-inversor sejam realizados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos - conversão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.title | Estudo da conversão do trem de potência a combustão para elétrico de uma van | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T19:52:40Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T19:52:40Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33617 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the increased concern to decrease greenhouse gas emissions without harming economic development followed by depletion of fossil fuel reserve, the transport sector is getting around these problems developing electric vehicles. However, his high market value makes its acquisition impossible. In this way, convert a combustion vehicle into electric traction is an economically viable alternative and environmentally sustainable. This work aims to contribute to the project of conversion of a VAN into an electric while designing an adaptation of an existing essay bench for electric motor control testing, in addition to analyzing the power end energy demand for this vehicle. Thus, was held a bibliographic review of experiences in Brazilian universities in conversion of vehicles, the study of electric motors and his controllers, collection of the technical data of the vehicle to be converted, in addition to simulations in Matlab and in Simulink for determining power, torque, rotation in motor, regenerative braking and energy consumption for three different speed profiles. Were also characterized the components of the existing testing platform, dimensioned different types of rectifiers in bridge, filter LC end of the preloading circuit. Simulations in the PSIM were made to validate the components designed, in addition to analyzing voltage end current behavior along the virtual battery. As a result, it has been the power demand required during the proposed routes is met by power supplied to the 30kw three phase inductions motor. The simulated torque and nominal engine rotation did not present the same behavior the characteristic curve of the engine acquired for the project due to simplifications of the equations used, and simulated energy consumption has reached values close the consumption of an electric VAN. The rectifier monophasic was chosen for the adaptation of the bench, and an electrical power and control diagram were developed so that in the future tests with the motor-inverter assembly are carried out | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
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