Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YasmimLaraFariasBarbosa_tcc.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Janaína Lopes do Nascimento-
dc.contributor.authorBarbosa, Yasmim Lara Farias-
dc.identifier.citationTrabalho profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte: desafios e possibilidades profissionais a partir da experiência de estágio supervisionado em serviço social. 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO seguinte Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou trazer o debate da profissão de Serviço Social na educação superior inserida num contexto de capitalismo dependente baseando-se nos pensamentos de Florestan Fernandes e demais autores que seguem sua ideologia. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os desafios da atuação do assistente social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte a partir da experiência de estágio supervisionado. Para mais, será tratado sobre a assistência estudantil, destacando suas legislações e se as políticas educacionais conseguem cumprir, de fato, com a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na instituição federal. Também será relatado a experiência de estágio no ano de 2021, trazendo os problemas e desafios encontrados na instituição no período de pandemia do covid-19, além da formulação do projeto de intervenção na tentativa de abrir novas possibilidades com a sua implementação. O trabalho foi construído por meio de pesquisas quanti e qualitativa, com base em levantamentos bibliográficos e pesquisas documentais, analisando os dados referentes à assistência estudantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordCapitalismopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.titleTrabalho profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte : desafios e possibilidades profissionais a partir da experiência de estágio supervisionado em serviço socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T14:16:02Z-
dc.date.available2023-02-16T14:16:02Z-
dc.date.submitted2022-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33604-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following Course Conclusion Work (TCC) sought to bring the debate of the Social Work profession in higher education in a context of dependent capitalism based on the thoughts of Florestan Fernandes and other authors who follow his ideology. The general objective of this work was to analyze the challenges of the social worker's performance in the student assistance policy at the Federal Institute of Brasília (IFB) - Campus Asa Norte from the internship experience. Furthermore, it will be discussed about student assistance, highlighting its legislation and whether educational policies can, in fact, comply with the permanence of students in a situation of socioeconomic vulnerability in the federal institution. The internship experience in the year 2021 will also be reported, bringing the problems and challenges encountered in the institution, in addition to the formulation of the intervention project in an attempt to open up new possibilities with its implementation. The work was built through quantitative and qualitative research, based on bibliographic surveys and documental research, analyzing data related to student assistance.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.