Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Yasmim Lara Farias | - |
dc.identifier.citation | Trabalho profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte: desafios e possibilidades profissionais a partir da experiência de estágio supervisionado em serviço social. 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou trazer o debate da profissão de
Serviço Social na educação superior inserida num contexto de capitalismo dependente
baseando-se nos pensamentos de Florestan Fernandes e demais autores que seguem sua
ideologia. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os desafios da atuação do assistente
social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte a partir da experiência de
estágio supervisionado. Para mais, será tratado sobre a assistência estudantil, destacando suas
legislações e se as políticas educacionais conseguem cumprir, de fato, com a permanência dos
estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na instituição federal. Também
será relatado a experiência de estágio no ano de 2021, trazendo os problemas e desafios
encontrados na instituição no período de pandemia do covid-19, além da formulação do
projeto de intervenção na tentativa de abrir novas possibilidades com a sua implementação. O
trabalho foi construído por meio de pesquisas quanti e qualitativa, com base em
levantamentos bibliográficos e pesquisas documentais, analisando os dados referentes à
assistência estudantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.title | Trabalho profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Asa Norte : desafios e possibilidades profissionais a partir da experiência de estágio supervisionado em serviço social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T14:16:02Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T14:16:02Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33604 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following Course Conclusion Work (TCC) sought to bring the debate of the Social Work
profession in higher education in a context of dependent capitalism based on the thoughts of
Florestan Fernandes and other authors who follow his ideology. The general objective of this
work was to analyze the challenges of the social worker's performance in the student
assistance policy at the Federal Institute of Brasília (IFB) - Campus Asa Norte from the
internship experience. Furthermore, it will be discussed about student assistance, highlighting
its legislation and whether educational policies can, in fact, comply with the permanence of
students in a situation of socioeconomic vulnerability in the federal institution. The internship
experience in the year 2021 will also be reported, bringing the problems and challenges
encountered in the institution, in addition to the formulation of the intervention project in an
attempt to open up new possibilities with its implementation. The work was built through
quantitative and qualitative research, based on bibliographic surveys and documental
research, analyzing data related to student assistance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|